Dirigentes avaliam Campanhas Salariais 2011

Dirigentes de entidades filiadas à CONTEE de todo o Brasil estiveram nesta quinta-feira, 11/08, reunidos em São Paulo, na Sede do Sinpro-SP, para a realização do IX Seminário de Campanha e Negociação Salarial da Confederação. Durante a atividade, os representantes das entidades fizeram importantes e completos relatos sobre as vitórias e os desafios enfrentados nas mesas de negociação durante as Campanhas Salariais deste ano.

Ao abrir a atividade, o Secretário de Organização e Políticas Sindicais da CONTEE, Fábio Zambon, destacou sua satisfação em ver a grande adesão das entidades na ideia de fazer campanhas com temas coletivos. “Tenho certeza de que esta unidade dará ótimos resultados também nas próximas campanhas salariais”, afirmou o dirigente.

No período da manhã, os representantes das federações apresentaram seus relatos sobre as negociações de 2011. Falaram pelas federações: Nara Teixeira (Fitrae-MT/MS), Alberto (Fitrae-BC), Luiz Alberto Grossi (Feteerj), Luis Antonio Barbagli (FEPESP), Luiz Gambim (Feteesul), Edson de Paula (Fitee) e Manoel Henrique (Coordenador Regional Nordeste). E pelas entidades: Sodré (Sinpro/PA), Dalboni (Sinpro Sul Fluminense) e Gilson Reis (Sinpro Minas).

Em comum, algumas dificuldades apresentadas pelos dirigentes, como nas relações com as entidades patronais. Muitos relataram dificuldade no contato direto com os patrões, tendo rodadas de negociações apenas com representantes – advogados ou gerentes das entidades patronais.

Além disso, foram destacadas: demora nas negociações; ataques aos planos de carreira, quanto eles existem; dificuldade de mobilização da categoria; ataques à base dos sindicatos (com o crescimento de cursos em que profissionais de mercado atuam como professores, sem formação no magistério, e que não se veem como professores, ou ainda em relação aos profissionais das escolas de idiomas, cursos livres etc.); problemas com banco de horas e bolsas de estudos para professores e para dependentes; e, de modo geral, falta de avanço nas cláusulas sociais das convenções coletivas.

Os destaques positivos ficaram por conta das ótimas mobilizações conquistadas nas Campanhas do Rio Grande do Sul (FeteeSul); Minas Gerais (Sinpro Minas); e Pernambuco (Sinpro-PE) – que tiveram forte ação de comunicação e divulgação nos veículos de imprensa tradicionais, alternativos e nas redes sociais.

No período da tarde, foram discutidos os planejamentos para a campanha de 2012. Os participantes do Seminário formularam proposta para a construção de estratégias de atuação coletivas – respeitadas as particularidades de cada região – a partir de debates entre representantes das federações, como forma de interiorizar as ações da Confederação. A proposta será apresentada e encaminhada para aprovação da diretoria plena da CONTEE.

Daniele Moraes, de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo