É HOJE: Dia Nacional do Basta em defesa dos/as trabalhadores/as da Rede Metodista
A Contee participa hoje (22), ao lado de sindicatos e federações da base, do Dia Nacional do Basta, em defesa da vida, da dignidade e dos direitos dos professores e técnicos administrativos das instituições de ensino metodistas de todo o país. O evento acontecerá virtualmente, a partir das 19h, e será transmitido pelas redes sociais das entidades. Confira o manifesto:
DIA NACIONAL DO BASTA!!!!!
EM DEFESA DA VIDA, DA DIGNIDADE E DE DIREITOS DOS DOCENTES E FUNCIONÁRIOS DA “REDE METODISTA”
Os Sindicatos de Professores e Funcionários, as Federações e a Confederação atuantes em locais onde funcionam instituições de educação superior e básica da “Rede Metodista” convocam todos e todas para o DIA NACIONAL DO BASTA!!!!! Evento que ocorrerá no dia 22 de setembro, a partir das 19h, nas plataformas on-line.
Ao longo dos últimos anos somaram-se inúmeras razões para nossa união e realização deste evento nacional, denominado DIA NACIONAL DO BASTA! Há anos as entidades sindicais têm se reunido, propondo e executando ações junto à Igreja Metodista, à Direção Geral e às diferentes administrações locais, todas infrutíferas. Ações reconhecidas inclusive pelo Ministério Público e a Justiça Trabalhista nos garantiram inúmeras vitórias, todas desrespeitadas e vilipendiadas pelas instituições metodistas.
Assistimos, nos últimos anos, a transformação das Escolas Metodistas, que foram marco indelével em defesa de pautas nacionais e regionais importantes, em instituições de gestão temerária e até mesmo irresponsável, expressas pelo desrespeito aos direitos mínimos dos/as trabalhadores/as como atrasos nos pagamentos de salários, de décimo terceiro salário, de férias, bem como redução unilateral de 50% dos salários de professores/as e funcionários/as, dentre outros, em um projeto intencional concebido há anos, rumo à destruição dos projetos político-pedagógicos, dos estatutos democráticos, da gestão democrática e da qualidade de ensino.
O cenário nacional apresenta uma convergência de crises, que não explicam nem justificam os caminhos perversos trilhados pela “Rede Metodista”; pois, no mínimo, espera-se dessa instituição respeito à história e engajamento de todos os seus segmentos acadêmicos, que, pautados na coerência com os valores democráticos e cristãos orientaram — e no tocante aos professores e funcionários, ainda orientam — a construção e o reconhecimento da educação metodista.
Elencamos, resumidamente, as recorrentes e condenáveis práticas da “Rede Metodista” nas diferentes instituições de ensino sob essa administração:
– demissões em número inimagináveis, muitas vezes ilegais;
– não pagamento aos haveres rescisórios;
– não depósito do FGTS;
– pagamento parcial de salários;
– atrasos constantes de pagamentos de salários, de férias, de 13º;
– desrespeito às decisões da Justiça;
– desrespeito a acordos propostos e assinados pela “Rede”;
– desrespeito às entidades representativas, sindicatos e associações;
– perseguição a professores/as, a lideranças sindicais e a lideranças internas.
BASTA DE PRECARIEDADE E DESRESPEITO!!!!
Estamos vivendo as consequências da escolha da direção da “Rede Metodista”, preocupada muito mais com a lógica mercantil do que em reafirmar a qualidade de ensino comprometida com uma ética da responsabilidade e da formação cidadã dos estudantes e com uma política democrática de direitos, também explicitada no documento da Igreja Metodista, “Vida e Missão”, assim como se caracterizavam os diferentes projetos pedagógicos.
A precariedade e o desrespeito nas condições do ensino, de trabalho acadêmico, administrativo e, consequentemente, da vida produzem vulnerabilidades, adoecimento físico e mental, um sofrimento intenso que atinge diretamente as famílias, como também trazem insegurança a toda comunidade escolar, aos pais e à comunidade em geral!
Por isso dizemos BASTA!!!! E chamamos a todos/as para o DIA NACIONAL DO BASTA! Não nos resignamos e nem nos calamos!!!! RESISTIMOS E RESISTIREMOS!
DIA NACIONAL DO BASTA!!! — 22 de setembro, a partir das 19h, nas plataformas on-line.