E vem lá de Pernambuco – Sinpro PE: Professores de escolas particulares definem estratégias de mobilização
Na tarde desta quarta-feira(13), os professores da rede particular de ensino se reuniram em assembleia, na sede do Sinpro Pernambuco, no Recife. Durante o encontro os educadores decidiram os próximos direcionamentos da mobilização referente a campanha salarial 2015. Ainda nesta quarta-feira, a direção do Sindicato também se reúne com os representantes do Sindicato Patronal para mais uma rodada de negociação.
Os professores rejeitam a contraproposta patronal e a definem como desrespeitosa. Os donos de escolas estão impondo retirada de direitos, já conquistados, da Convenção Coletiva de Trabalho, onde desejam acabar com a estabilidade provisória durante a campanha salarial, demitir professores durante o semestre letivo sem pagar multas, instalar equipamentos de vigilância nas salas de aula e diminuir o tempo do recesso escolar.
Na próxima semana, o Sindicato fará visitas às escolas para mobilizar a categoria para a nova assembleia que está marcada para o dia 22 de maio, às 9h. O Sinpro Pernambuco entende como fundamental que essas mobilizações cheguem até os professores, pois é necessário que a categoria defenda e amplie seus direitos.
“Não queremos retroceder em nada os direitos já garantidos na nossa CCT. O mote da campanha salarial deste ano é “Eu quero mais direitos”. Queremos reajuste de 15% nos salários, queremos hora aula atividade, queremos vale alimentação, queremos um piso de RS 15. Queremos andar para frente”, afirmou o secretário de Assuntos Educacionais do Sinpro Pernambuco, Luciano Paz.
Por Mariza Lima – Assessoria de Comunicação do Sinpro PE