E vem lá de São Paulo: Boletim do Sinpro Sorocaba e Região
Férias coletivas não podem ser mudadas em cima da hora
Por força da Convenção Coletiva de Trabalho, a escola é obrigada a comunicar aos professores, no início do ano letivo, as datas de início e término das férias coletivas. O período de férias deve constar do calendário escolar, entregue obrigatoriamente ao corpo docente até a segunda semana de aulas.
Essa exigência tem um motivo bastante óbvio: conhecer o início e o término das aulas é necessário para o planejamento das atividades letivas e para a organização pessoal de toda a comunidade escolar – pais, alunos, professores.
Educação Básica: Confira o seu holerite
Holerite na mão, é hora de conferir os salários e a aplicação correta do reajuste de 6,37% para professores e auxiliares de educação básica.
As diferenças salariais de março e abril têm que ser pagas junto com o salário de maio, caso ainda não tenham sido quitadas. Faça a conferência e avise o Sinpro-Sorocaba, se houver algum problema.
Sindicatos chamam comissão de acompanhamento no Senai
A Fepesp e os sindicatos vão chamar o Senai para uma sessão na Comissão de Acompanhamento. A reunião será marcada para o dia 17/06, em São Paulo.
Os sindicatos encaminharão suas pautas para a Fepesp até o dia 10/06, quando haverá uma reunião preparatória com representantes dos sindicatos. Os/as professores/as do Senai podem encaminhar reivindicações para o Sinpro.
Conquista: Aprovado PNE
Depois de mais de três anos de espera, o texto-base do projeto de lei que institui o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que irá vigorar pelos próximos dez anos, foi aprovado na última quarta-feira (28) pelo Plenário da Câmara dos Deputados. Após um longo dia de mobilização e de negociações com os parlamentares e com o presidente da Casa, Henrique Alves (PMDB-RN), do qual a Contee participou representada pelas diretoras Nara Teixeira de Souza (Secretaria de Assuntos Institucionais) e Cristina de Castro (Secretaria de Comunicação Social), foi mantido o compromisso de colocar a matéria da pauta desta quarta. A votação também foi acompanhada pelo diretor da Plena da Confederação e diretor do Sinpro ABC, Paulo Yamaçake, além de representantes das entidades filiadas. Por acordo dos líderes partidários, porém, os destaques serão apreciados na próxima segunda-feira (2).
Leia Também: