E vem lá de São Paulo – Fepesp: Professores da rede particular têm semana de decisões
Profissionais do Sesi e Senai e das escolas de educação básica de São Paulo avaliarão Campanha Salarial nas assembleias marcadas para os dias 19 e 22
Os professores de educação básica e do Sesi e Senai do Estado de São Paulo avaliam na próxima semana (16-22 de março) as negociações da Campanha Salarial 2014.
A data-base da categoria é 1º de março e a Campanha é coordenada pela Fepesp, integrada por 24 sindicatos, distribuídos em várias regiões.
No caso da educação básica, a categoria envolve mais de 100 mil docentes, além dos auxiliares de administração escolar, também representados. A pauta reivindica, entre outros itens, 8% de reajuste salarial, aumento da hora-atividade para 6% e manutenção dos direitos já consolidados na Convenção Coletiva.
As demandas dos professores e auxiliares também incluem itens com implantação a médio prazo como a adoção do limite de alunos por classe e a elevação do piso salarial em 20% em até quatro anos.
Na rede do Sesi e Senai, estão em luta mais de 8 mil professores em todo o Estado. A negociação concentra-se nas cláusulas econômicas: aumento no salário e nos vales refeição e alimentação. O índice defendido pelos sindicatos também é de 8%, o que garante ganho real de 2,7%, mais a reposição da inflação de março/2013 a fevereiro de 2014.
Assembleias unificadas
Na quarta-feira, 19 de março, os docentes do Sesi e Senai reúnem-se em assembleia em várias partes de São Paulo. Eles devem analisar a proposta dos representantes patronais.
No sábado, dia 22, estão marcadas as assembleias do professores e auxiliares para analisar as negociações que ocorreram até agora e, então, dar um posicionamento Sieeesp (sindicato patronal), que representa as escolas.
Todos os passos da negociação podem ser conferidos no site da Fepesp, nas páginas da Campanha Salarial: Educação Básica e Sesi/Senai.