E vem lá de São Paulo – Sinpro ABC: UFABC exibe a tragicomédia “Os Companheiros”
A cidade de São Bernardo do Campo, conhecida pelas memoráveis greves de metalúrgicos de 1978-1981, é um local perfeito para a exibição do filme que o Ciclo de Cinema da UFABC programou para esta quinta-feira, dia 31 de julho, às 15 horas: “Os Companheiros”, de Mario Monicelli.
Um dos maiores clássicos do cinema italiano, “Os Companheiros” (1963) mostra o nascimento do sindicalismo na Itália a partir da luta dos trabalhadores da cidade de Turim, no final do século XIX, pela redução da jornada de trabalho, que na época era de 12 horas diárias.
A obra de Monicelli mescla a tradição da comédia italiana com a beleza e sutileza do neorrealismo, apresentando ao público um cinema de caráter popular e crítico, juntando risos e emoções dentro de uma mesma obra de arte.
Com Marcello Mastroianni no papel principal, “Os Companheiros” foi indicado ao Oscar, na categoria de melhor filme não adaptado, em 1965, recebendo o primeiro lugar no prêmio de cinema do Festival de Mar Del Plata e o de
melhor filme pelo Sindicato dos Jornalistas da Itália.
A obra chegou ao Brasil logo depois do golpe militar de 1964. Devido ao clima de repressão vigente na época, sua exibição permaneceu limitada a um circuito de cineclubes e cinemas alternativos, até que, finalmente, os
militares se deram conta da existência do filme, proibindo-o como “subversivo”. Mas, quando isso ocorreu, uma grande quantidade de cópias já circulava clandestinamente, o que fez de “Os Companheiros” o filme mais exibido em sindicatos e universidades durante a ditadura.
Os comentários e o debate com o público ficarão por conta de dois professores da Universidade Federal do ABC, Igor Fuser e Julia Bertino Moreira, ambos do Bacharelado em Relações Internacionais.
Para os estudantes desta universidade, o filme apresenta um interesse adicional ao se relacionar com o estudo de tópicos das ciências humanas incluídos no conteúdo de diversas disciplinas. “Os Companheiros” apresenta
as lutas sociais sob um ponto de vista marxista, abordando temas como a mais-valia e a consciência da classe trabalhadora.
Como de costume, a exibição ocorrerá Bloco Beta (Auditório 4) do campus de São Bernardo da Universidade Federal do ABC (Rua Arcturus, Jardim Antares, próxima ao Ginásio Poliesportivo).
Trata-se de uma atividade dos bacharelados em Relações Internacionais e em Planejamento Territorial, realizada como um projeto da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFABC. Nessa sessão, assim em como todas as demais, a entrada é gratuita e pessoas de fora da UFABC são bem-vindas. Aos participantes será concedido um certificado, válido (no caso dos estudantes universitários) como atividade complementar.