Eleições 2024: quem foram os prefeitos de esquerda eleitos no 2o turno
Prefeitos de esquerda: PT venceu a eleição em Camaçari, na Bahia, cidade com forte presença do sindicalismo. e em Fortaleza
Com a apuração dos votos do segundo turno das eleições 2024, veja como foi o desempenho de alguns candidatos do campo da esquerda. Os prefeitos de esquerda eleitos no 2o turno de maior destaque estão em Fortaleza (CE), com Evandro Leitão e em Camaçari (BA)
Como foram os candidatos a prefeitos de esquerda no segundo turno
A TVT News faz um balanço dos prefeitos de esquerda que disputavam o segundo das eleições nas cidades:
Camaçari – BA
Diadema – SP
Fortaleza – CE
Mauá – SP
Natal – RN
Olinda – PE
Pelotas – RS
Petrópolis – RJ
Porto Alegre – RS
São Paulo – SP
Quais cidades a esquerda venceu as eleições no segundo turno
Os prefeitos de esquerda eleitos no 2o turno das eleições 2024 foram Luiz Caetano em Camaçari (BA), Marcelo Oliveira em Mauá (SP), Fernando Marroni em Pelotas (RS) e Evandro Leitão em Fortaleza (CE), na disputa mais acirrada entre as capitais. Mauá é a única prefeitura do ABC comandada pela esquerda.
Veja quem foram os prefeitos de esquerda eleitos no 2o turno
Prefeito de esquerda eleito em Camaçari – BA
O candidato a prefeito de Camaçari (BA) Luiz Caetano (PT), foi eleito neste domingo e comandará a cidade pelos próximos 4 anos. Caetano teve 50,92% dos votos válidos contra 49,08% de Flávio Matos (União Brasil).
A vitória do PT em Camaçari foi significativa. Camaçari é uma importante cidade na Bahia, com forte atuação do sindicalismo devido a várias indústrias do setor automotivo e petroleiro. Conhecida como cidade industrial, por ter abrigar o Polo Industrial de Camaçari, tem 293.723 habitantes no perímetro urbano.
Luiz Caetano tem 70 anos. Nascido em Central (BA), é farmacêutico. É filiado ao PT. Tornou-se prefeito de Camaçari pela 1ª vez em 1985. Voltou ao cargo para 2 mandatos consecutivos de 2005 a 2012. Em 2014, foi eleito deputado federal pela Bahia.
Prefeito de esquerda eleito em Mauá – SP
Atual prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT) foi reeleito para mais quatro anos no comando do executivo municipal. Ele superou o candidato Atila Jacomussi (União Brasil) no segundo turno das eleições com 54,15%, contra 45,85% do adversário, com 97,60% das urnas totalizadas.
Com os resultados das eleições para prefeito no ABC, Mauá será a única cidade da região comandada pelo PT nos próximos quatro anos.
Prefeito de esquerda eleito em Fortaleza – CE
A única capital governada pelo PT será Fortaleza, no Ceará. Está é a maior conquista da sigla nas eleições 2024.
O candidato Evandro Leitão (PT) venceu a disputa para prefeito na capital Fortaleza (CE), com 50,37% dos votos válidos. Ele disputou o segundo turno com André Fernandes (PL) que até o momento teve 49,63% dos votos válidos. Até agora foram apurados 99,60% das urnas
Evandro Leitão, do PT, tem 57 anos e está em seu terceiro mandato consecutivo de deputado estadual. Servidor público de carreira, é auditor adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. É formado em ciências econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC).
Esquerda na eleição de Pelotas – RS
O candidato a prefeito de Pelotas, Fernando Marroni (PT), 68 anos está entre os prefeitos de esquerda eleitos neste segundo turno. Marroni conquistou 50,36% dos votos válidos. O deputado estadual volta à prefeitura de Pelotas depois de 20 anos – foi prefeito entre 2001 e 2004.
Em Santa Maria, Prefeito Santa Maria, no entanto, a vitória ficou com Rodrigo Decimo (PSDB), que derrotou o candidato do PT Valdeci Oliveira.
Qual o resultado das outras cidades em que havia prefeitos de esquerda na disputa
Veja como foram os resultados dos candidatos a prefeitos de esquerdaque não foram eleitos neste segundo turno.
Esquerda na eleição da prefeitura de Diadema
O candidato do MDB, Taka Yamauchi, é o novo prefeito de Diadema. Ele venceu o atual prefeito, José De Filippi Jr, do PT, no segundo turno das eleições municipais. Taka alcançou 52,59% dos votos válidos, contra 47,41% do petista.
Filippi tentava alcançar seu quinto mandato à frente da prefeitura. Ele já havia comandado a cidade entre os anos de 1993 e 1996, 2001 e 2008 (dois mandatos seguidos) e 2020 até 2024. Taka Yamauchi tem 46 anos, é empresário e já comandou a SPObras, sob a gestão do prefeito Ricardo Nunes e agora se torna novo prefeito no ABC.
Esquerda na eleição da prefeitura de Natal – RN
O candidato Paulo Eduardo da Costa Freire (União Brasil) venceu a disputa para prefeito da capital Natal, com 55,46% dos votos válidos. Ele disputou o segundo turno com Natália Bonavides (PT) que teve 44,54% dos votos válidos.
Esquerda na eleição de Olinda – PE
Em Olinda, a candidata do PSD, Mirella, conquistou 111.613 votos, (51,38% dos votos válidos), enquanto que Vinícius Castello, do PT, teve 105.616 votos (48,62% dos votos válidos).
Esquerda na eleição de Petrópolis – RJ
Na cidade de Petrópolis, Hingo Hammes (PP) foi eleito com 108.306 votos (74,74% dos votos válidos) contra os 36.611 votos (25,26%) de Yuri, do Psol.
Esquerda na eleição da prefeitura de Porto Alegre – RS
Sebastião Melo (MDB) foi reeleito para prefeito da capital Porto Alegre (RS) neste domingo (27). Com 95,14% das urnas apuradas, Sebastião Melo fez 61,57% dos votos e Maria do Rosário (PT), 38,43 %
Esquerda na eleição da prefeitura de São Paulo – SP
Ricardo Nunes assumiu a prefeitura da cidade de São Paulo ao ocupar a cadeira de prefeito após a morte de Bruno Covas (PSDB), que faleceu em 2021, vítima de câncer. O candidato do MDB, antes de ser prefeito, foi vereador entre 2013 e 2020. Também ficou conhecido por defender a anistia a templos religiosos e defender pautas conservadoras.
O que disse Guilherme Boulos
O candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) declarou no início da noite de domingo (27) que, apesar da derrota nas eleições, não sai como vencido e que encara o resultado das urnas como um sinal de recuperação da esquerda. ebcebc
“Não vou falar aqui das mentiras e dos ataques que definiram essa eleição. Eu não vou falar do crime eleitoral cometido pelo governador de São Paulo. Disso a Justiça cuide. Não vou fazer aqui um discurso de perdedor porque a gente perdeu uma eleição, porque a gente recuperou a dignidade da esquerda brasileira” afirmou, em meio a centenas de pessoas, muitas das quais integrantes de movimentos de base, na Casa de Portugal, bairro da Liberdade, onde discursou após o resultado das urnas dar a vitória das eleições da capital paulista a Ricardo Nunes.
De acordo com o candidato do PSol, a chapa mostrou a possibilidade de se fazer política de uma outra maneira, em que predomina o diálogo respeitoso. “Olho no olho, debatendo no campo de peito aberto, nas praças, nas ruas, com dignidade”, pontuou. Boulos foi recebido com palavras de ordem como “Boulos guerreiro do povo brasileiro” e discursou ao lado de Marta Suplicy, vice na chapa, e o ministro das Relações Exteriores, Alexandre Padilha.
O ministro Padilha ressaltou que para ele não há dúvida sobre a configuração de crime eleitoral na associação feita pelo governador Tarcísio de Freitas, entre Boulos e a facção PCC. Padilha ressaltou que o contexto em que ocorreu a fala, na presença de Ricardo Nunes, demonstra intenções eleitorais.
Com informações da Agência Brasil