Em dia de paralisação nacional, Auditores-Fiscais alertaram para risco de retrocesso no combate ao trabalho escravo

Auditores-Fiscais do Trabalho participaram, na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, de atos públicos organizados pelo Sinait e suas Delegacias Sindicais, para pedir a revogação da Portaria 1129/2017, publicada no dia 16 de outubro, que tenta inviabilizar a fiscalização do trabalho escravo. Uma liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal – STF suspendeu os efeitos da portaria nesta terça-feira, 24, até o julgamento do mérito da ação.

Nos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, Paraíba, Sergipe, Distrito federal e Pernambuco foram realizadas manifestações que contaram com a expressiva participação de Auditores-Fiscais do Trabalho e representantes de entidades sindicais de trabalhadores e de categorias de servidores públicos que levaram seu apoio contra os desmandos do governo com a publicação da Portaria 1129/17.

Amazonas

Auditores-Fiscais do Trabalho no Amazonas promoveram manifestação na manhã desta quarta-feira em Manaus, para protestar contra a portaria do Ministério do Trabalho sobre o trabalho escravo. O protesto foi em frente à sede do Ministério do Trabalho em Manaus, no Aleixo, zona centro-sul. A manifestação foi acompanhada pela imprensa local. A diretora do Sinait, Francimary Michiles, participou do protesto e conversou com a imprensa.

 

Ceará

A DS/CE promoveu, na manhã desta quarta-feira (25) uma mobilização em frente à Superintendência Regional do Trabalho. Mais de 60 Auditores-Fiscais do Trabalho participaram do evento, que também contou com a presença de representantes de sindicatos locais: Sindifisco Nacional – Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, Sindconfe – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecção Feminina e Moda Íntima de Fortaleza, Fetraece – Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará e o SINDPRFCE – Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais Ceará.

O ato teve a cobertura da imprensa, com entrevistas de Auditores-Fiscais que atuam no combate ao trabalho escravo. O assunto que tem ocupado espaço na mídia nacional, ganhou destaque no jornalismo cearense.

 

Minas Gerais

A DS/MG realizou ato e organizou coletiva à imprensa. Participaram Auditores-Fiscais do Trabalho, representantes do Ministério Público do Trabalho – MPT e sindicalistas parceiros da Comitrate, Coetrae, Clinica Trabalho Escravo UFMG,  CUT, UGT, CSB, INCRA, Sindieletro e Sinttrav, que levaram o apoio à categoria pela revogação da Portaria 1.129/2017, que representa um retrocesso nas políticas públicas de combate ao trabalho escravo.

Pernambuco

Ato de protesto em frente à SRT/PE contou com a presença de Auditores-Fiscais do Trabalho, representantes dos Servidores Administrativos, Fetape, CUT, Força Sindical, Marreta da Construção Civil, Sindsprev e Sindsepe. A revogação da Portaria 1.129/17 é o pedido unânime da sociedade.

Piauí

A DS/PI promoveu Ato Público pela revogação da Portaria 1.129/2017 na manhã desta quarta-feira, 25. O evento teve grande repercussão na imprensa e contou com a participação de grande parte do movimento sindical, de Procuradores do Trabalho e setores da sociedade civil.

Sergipe

Em Sergipe, o ato publico contou com presença expressiva de Auditores-Fiscais do Trabalho, de sindicalistas e da juíza do Trabalho Flávia Pessoa, presidente da Amatra/SE, além de Marinalva Dantas, Auditora-Fiscal do Trabalho que é uma das pioneiras no combate ao trabalho escravo no Brasil. Faixas foram colocadas em fachadas de prédios públicos próximos à Superintendência Regional do Trabalho. O spot da campanha do Sinait contra a Portaria 1.129/2017 foi veiculado em rádios locais. Várias entrevistas a emissoras locais foram concedidas por Auditores-Fiscais que fazem o combate ao trabalho escravo em Sergipe.

Infomet (SE)

Sinait

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo