Enem 2025: termina prazo para pedir autorização da taxa de inscrição

Quem deseja fazer o Enem 2025 gratuitamente deve solicitar até dia 25 de abril. Participantes que faltaram aos dois dias de prova em 2024 precisam necessariamente da ausência para se inscreverem de graça nesta edição

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem solicitar a autorização da taxa de inscrição. O prazo começou nesta segunda-feira, 14 de abril, e se encerra no dia 25 deste mês. Os assuntos relevantes são solicitados a pedir autorização pela Página do Participante, com o login exclusivo do Gov.br.

Quem não lembrar a senha da conta poderá recuperá-la seguindo as orientações da própria plataforma. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prevêem a gratuidade para pessoas que se enquadram nos seguintes perfis:

Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2025), em escola pública.

Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.

Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ( CadÚnico ).

Os participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC, também se enquadraram nos requisitos para isenção da taxa de inscrição.

Mesmo com o pedido de autorização, o estudante precisará realizar a inscrição para o Enem. O período de inscrição ainda será divulgado pelo MEC.

Justificativa de ausência – Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa fundamentar a ausência caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente. O prazo para realizar esse procedimento também será de 14 a 25 de abril.

Confira o cronograma abaixo:

– Solicitação de autorização de imposto/Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
– Resultado das comissões de autorização da taxa/Justificativa de ausência: 12 de maio
– Período de recursos: 12 a 16 de maio
– Resultado dos recursos: 22 de maio

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino público e privado utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como seleções únicas ou complementares aos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o fornecido pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros específicos no curso de educação superior em Portugal.

Do gov.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo