Escola das Adolescências é tema de webinário do MEC
Encontro vai apresentar o primeiro de uma série de dez guias de apoio técnico do programa e está marcado para sexta-feira, 16 de agosto, às 15h (horário de Brasília). Transmissão será pelo canal do MEC no YouTube
O Ministério da Educação (MEC) realizará nesta sexta-feira, 16 de agosto, um webinário para divulgar o primeiro de uma série de dez guias de apoio técnico do Programa Escola das Adolescências, a serem lançados ainda em 2024. Promovido em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o encontro terá ênfase na responsabilidade compartilhada entre estados e municípios, na alocação de matrículas e na organização de uma transição eficaz e acolhedora entre os anos iniciais e os anos finais do ensino fundamental. O primeiro guia incide, sobretudo, na oferta de subsídios e evidências para apoiar as tomadas de decisão dos entes federados acerca das matrículas dos anos finais, fortalecendo o regime de colaboração.
O webinário também vai destacar o potencial dessa etapa para que os diferentes entes federativos colaborem entre si, a fim de reduzir as desigualdades educacionais e aumentar a possibilidade de diálogo com os interesses, os contextos e as demandas dos adolescentes. Dessa forma, o programa busca promover aprendizagens essenciais em um momento singular de desenvolvimento físico, emocional, intelectual, social e cultural, além de recompor aprendizagens que não foram consolidadas e que ainda podem ser alcançadas antes da transição para o ensino médio. Atua, portanto, diminuindo a evasão e o abandono escolar.
Participantes – Estarão presentes no encontro a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt; o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos; a coordenadora-geral de Ensino Fundamental, Tereza Farias; a secretária de Estado da Educação de Alagoas, Roseana Vasconcelos; o secretáriomunicipal de Educação de Jucás (CE) e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Ceará, José Marques de Souza; a representante da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da Universidade de São Paulo (Lepes/USP), Mayra Ponti; a representante da Fundação Itaú, Patrícia Mota Guedes; e a representante do Instituto Reúna, Kátia Smole.
Escola das Adolescências – O Programa Escola das Adolescências, instituído pela Portaria nº 635/2024, é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.
A política inclui produção e divulgação de guias temáticos sobre os anos finais do ensino fundamental, assim como incentiva, financeiramente, escolas priorizadas segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Além disso, estimula maior conexão da organização da escola e do currículo com as características dos sujeitos dos anos finais, para apoiar a construção de trajetórias de sucesso escolar dos pré-adolescentes e adolescentes. Suas estratégias se dividem em três eixos: governança; organização curricular e pedagógica; e desenvolvimento profissional.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)