Estudantes e professores são agredidos pela PM em desocupação do Cefam Diadema

São Paulo – A Polícia Militar mais uma vez usou de violência contra estudantes e professores, que foram detidos, durante desocupação na tarde de ontem (30) da Escola Estadual Diadema, conhecida como Cefam Diadema, na região do ABC paulista. Segundo os estudantes, a ocupação seguia pacífica e as atividades escolares eram realizadas normalmente, quando policiais entraram na escola, barraram a entrada de alunos e orientaram a direção mandar os outros embora.

Após uma aluna se recusar a seguir os policiais com destino à delegacia, um professor que prestava apoio a ela recebeu voz de prisão e foi arrastado pelos policiais. Toda a ação ocorreu, segundo os estudantes, com a presença do supervisor da diretoria de ensino, que autorizou a ação policial sem a presença do Conselho Tutelar.

A unidade estava ocupada desde 9 de novembro, contra a proposta de reforma do ensino médio do governo Temer (Medida Provisória 746), que foi elaborada sem diálogo com estudantes e educadores, e contra os cortes na Educação promovidos pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que vai congelar os gastos públicos por 20 anos.

Em 2015, o Cefam Diadema foi a primeira escola a ser ocupada no movimento de resistência que atingiu mais de 200 escolas em protesto contra reorganização escolar pretendida pelo governo Alckmin, em São Paulo.

Da Rede Brasil Atual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo