Estudo aponta avanços e desafios no acesso a creches e pré-escolas
Retrato da Educação Infantil 2025 reuniu dados inéditos sobre oferta, demanda e planejamento para essa etapa de ensino. Pesquisa feita pelo MEC e Gaepe-Brasil alcançou 100% dos municípios brasileiros e o DF
Ministério da Educação (MEC) apresentou na quarta-feira, 10 de dezembro, durante o Seminário Nacional Educação Infantil: Diagnóstico e Ações, os resultados do Retrato da Educação Infantil 2025, realizado em parceria com o Gaepe-Brasil. A pesquisa alcançou 100% dos municípios brasileiros e o Distrito Federal e revela avanços importantes na produção de dados para orientar o planejamento das redes. Os dados permitem que estados e municípios fortaleçam estratégias, aproximem políticas setoriais e desenvolvam instrumentos de gestão baseados em evidências.
Um dos destaques da edição deste ano é o aumento no número de municípios que registram a demanda por creche. Em 2025, 52,1% das redes (2.904 municípios) declararam possuir demanda não atendida, contra 44% no ano anterior. Entre os que conhecem o tamanho da fila, foram contabilizadas 826,3 mil solicitações, um aumento de 30,6%. O salto nas inscrições de bebês de 0 a 11 meses, que passaram de 123 mil para 238 mil, indica maior conscientização das famílias e avanço na identificação do direito à educação desde os primeiros anos de vida.
A pesquisa também registrou que 77,8% dos municípios realizam ações de comunicação e mobilização para informar sobre o direito à creche, incluindo campanhas em escolas, visitação domiciliar e divulgação em redes sociais. Além disso, cresce o uso de protocolos formais de organização das listas: quase metade dos municípios que possuem lista de espera (48,4%) já contam com um sistema integrado de gestão.
Outro avanço importante aparece na articulação intersetorial. A identificação de crianças de 0 a 3 anos que não estão na escola nem na lista de espera é realizada por 64,3% dos municípios, e em mais de 80% deles esse trabalho ocorre em parceria com saúde e assistência social.
Na pré-escola, etapa obrigatória de 4 e 5 anos, a cobertura nacional segue em patamar elevado. De acordo com dados analisados pelo estudo, o país alcançou 94,6% de atendimento, com a maior parte das redes (83,2%) adotando ações para localizar crianças fora da escola e 91,4% realizando busca ativa com outras áreas da proteção social.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB





