Executiva Nacional da CTB analisa desafios do sindicalismo neste ano eleitoral
Em reunião realizada na sexta-feira (12), a Executiva Nacional da CTB analisou os desafios do sindicalismo neste ano eleitoral, com destaque para a importância das eleições municipais de 2024. Também foram apreciados os projetos de planejamento das secretarias da Mulher Trabalhadora e de Políticas Sociais, Esporte e Lazer, e por fim, o reconhecimento de 20 núcleos de base sindical de entidades que a CTB atua.
Durante a reunião, o secretário de Relações Internacionais da Central, Nivaldo Santana, enfatizou a necessidade de maior protagonismo político por parte do movimento sindical. Ele destacou a importância de abordar a luta de classes em suas três dimensões: econômica, política e ideológica.
Houve consenso entre os participantes da reunião sobre a difícil situação enfrentada pelo país, com o movimento sindical e as forças democráticas e progressistas lutando para se mobilizar diante das investidas das forças conservadoras e de extrema direita.
Debilitadas pela reforma trabalhista, as centrais e entidades sindicais enfrentam o desafio de conscientizar e envolver a classe trabalhadora na defesa de seus direitos, da democracia e de um novo projeto nacional de desenvolvimento baseado na valorização do trabalho.
Ronaldo Leite, secretário-geral da CTB, destacou a importância da Resolução sobre as eleições municipais aprovada na reunião da Direção Nacional em março. O documento destaca a relevância das eleições municipais para a classe trabalhadora e as forças democráticas e progressistas, enfatizando a necessidade de eleger representantes comprometidos com os interesses do povo trabalhador e de combater o bolsonarismo e a extrema direita. Também ressalta a importância de uma maior aproximação das lideranças com as bases durante a campanha eleitoral e a necessidade de conscientizar os trabalhadores sobre os riscos da extrema direita e combater as Fake News. Além disso, a resolução incentiva o lançamento de candidaturas vinculadas ao sindicalismo classista e destaca que o sucesso das forças democráticas e progressistas nas eleições fortalecerá a luta por transformações sociais e políticas em defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento.
Leia abaixo a íntegra do documento
Resolução sobre as eleições municipais
1- As eleições municipais deste ano assumem uma importância extraordinária para a classe trabalhadora e as forças democráticas e progressistas do nosso país. Será decisivo na definição da correlação de forças políticas e nas batalhas futuras contra a direita e a extrema direita. É o principal desafio do sindicalismo classista em 2024 e deve ser o centro das preocupações e ações da militância da CTB.
2- Eleger prefeitos e bancadas de vereadores afinadas com o pensamento progressista e comprometidas com a defesa dos direitos e interesses do povo trabalhador é o principal objetivo.
3- Neste contexto de radicalização das lutas de classes e polarização política é prioritário lutar para desmascarar, isolar e derrotar o bolsonarismo e a extrema direita, procurando construir e consolidar uma ampla frente social e política em defesa da democracia.
4- A campanha eleitoral é sempre um momento político fértil, de agitação e mobilização social, exigindo maior aproximação das lideranças com as bases, o que propicia e estimula o debate dos programas e a conscientização política da classe trabalhadora.
5- A CTB-RS deve discutir e elaborar projetos classistas para as eleições municipais alinhados com as necessidades e os interesses do povo e tendo por norte o desenvolvimento sustentável dos municípios e do Brasil.
6- É também indispensável conscientizar os trabalhadores e trabalhadoras sobre os riscos representados pela extrema direita para os direitos sociais, a democracia e a soberania nacionais. O combate às Fake News, presentes nos discursos neofascistas e que devem proliferar ainda mais durante a campanha eleitoral deste ano, deve ser intensificado. A regulamentação das redes sociais demanda urgência.
7- Devemos estimular o lançamento de candidaturas vinculadas ao sindicalismo classistas, principalmente de lideranças oriundas do movimento sindical e comprometidas com a defesa dos interesses e das causas e lutas da nossa classe trabalhadora.
8- O êxito das forças democráticas e progressistas no pleito de 2024 fortalecerá a luta por transformações sociais e políticas mais profundas, em defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento com valorização do trabalho, contra o capitalismo e pelo socialismo.