“Exemplo para mais mulheres na política”, diz Lula sobre posse de Sheinbaum
Líder brasileiro esteve na posse da primeira presidenta da histórica do México, Claudia Sheinbaum. Voo de volta da comitiva apresentou problemas e empregou retorno ao aeroporto
O presidente Lula esteve, nesta terça-feira (1), na cerimônia de posse da presidenta eleita do México, Claudia Sheinbaum. O ato ocorreu no Palácio Legislativo San Lázaro, na Cidade do México.
Em seu discurso, a presidenta agradeceu nominalmente os chefes de Estado presentes, entre eles Lula.
Nas redes, Lula exaltou Claudia e disse que o “o mundo vai se surpreender com ela” e desejou bom trabalho.
“Claudia é a primeira mulher eleita presidenta na história do México. E o mundo vai se surpreender com ela. Extremamente preparada, vai dar muito orgulho e servir de exemplo para mais mulheres na política. Boa sorte e bom trabalho!”.
Ainda na segunda-feira (30), Lula e a comitiva brasileira se encontraram com Sheinbaum, ocasião em que o presidente pregou o fortalecimento das relações entre os países.
Na saída, Lula declarou aos jornalistas: “Espero que ela, com o jeito dela fazer política, possa contribuir para que as mulheres do mundo inteiro percebam que está na hora das mulheres, que são maioria em todos os países do mundo, assumirem definitivamente que a política é coisa de mulher.”
Antes disso, Lula esteve com o agora ex-presidente López Obrador. Segundo o governo foram tratados pelos chefes de Estado os seguintes temas: aumento das relações comerciais com o México; a luta conjunta de ambos os governos contra a fome e a pobreza; a defesa da democracia; e a cooperação em diversas áreas, e o fortalecimento da integração latino-americana.
Neste ano se comemoram 190 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e México.
De acordo com o governo, em 2023, a corrente comercial entre o Brasil e o México atingiu valor recorde de 14,11 bilhões de dólares, aumento de 14,4% em relação a 2022.
Retorno
Depois da cerimônia a comitiva presidencial deixou a Cidade do México às 14h19 do horário local (17h19 de Brasília), com previsão de chagada no Brasil na madrugada de quarta-feira (2).
No entanto, a aeronave apresentou problemas técnicos. Dessa maneira, a tripulação definiu o retorno ao aeroporto, mas não pousou prontamente.
Para cumprir protocolos de segurança o avião sobrevoa o aeroporto para gastar combustível e diminuir seu peso para poder pousar.
A expectativa é que Lula siga viagem em outra aeronave para voltar ao Brasil.
*Com informações Planalto e agências de notícias