Experiência do Sinpro-SP é apresentada no segundo dia do Seminário de Sustentação Financeira
Foi assistindo ao último programa da TV Contee, sobre a democratização da comunicação, que se iniciaram os trabalhos desta sexta-feira (14) no Seminário de Campanha Salarial e Sustentação Financeira, promovido pela Confederação até amanhã (15). Como exemplo para as demais categorias, o presidente do Sinpro-SP, Luiz Antonio Barbagli, apresentou a experiência de gestão do sindicato, que já implantou o Sistema Volpe, e fez os participantes recordarem antigos desejos sindicais que, se implantados, poderiam ter se tornado um grande transtorno frente às inovações tecnológicas, como a implantação de uma gráfica própria.
Barbagli tratou de forma detalhada sobre a necessidade de se conhecer, de fato, de onde e como vêm os recursos do sindicato. Assim, o Sinpro-SP investiu longamente nessa investigação, no cadastro dos sindicalizados e na ampliação das sindicalizações. Essa é uma tarefa diária: conquistar novos sócios.
O presidente da entidade também abordou as alterações feitas em relação à área de comunicação, como a implementação de boletins e revistas on-line, programas de TV e, em destaque, a implantação de um sistema visual de atendimento eletrônico. Ele ressaltou ainda o esforço feito para o término da taxa assistencial e a devolução da contribuição sindical, medidas para as quais, no entanto, a sindicalização é fator essencial.
O Sinpro-SP tem aproximadamente 26 mil associados. O relato da experiência e a manifestação da necessidade de seriedade e compromisso no trato dos recursos e na implementação de ações que ampliem a saúde financeira do sindicato, feitas pelo presidente da entidade, foram de fato importantes para o aprendizado e a reflexão.
Em seguida, como o ponto central destacado foi a sindicalização, iniciou-se um debate sobre a proposta apresentada pela Contee de desenvolver nacionalmente uma campanha de sindicalização que possa de fato atender as diferenças regionais. Várias manifestações foram feitas com relatos de experiências bem sucedidas e apresentação de sugestões. Todos as contribuições servirão para que a diretoria apresente subsídios para a agência que irá elaborar a campanha, que utilizará mídias sociais, rádios, mas também materiais para serem usados na campanha presencial, “olho no olho”. A Secretaria de Comunicação Social da Contee também acolheu a sugestão de criar, no Portal da Confederação, um espaço no qual as entidades, através de senha individual, possam registrar suas experiências, possibilitando a interação.
O restante do seminário, que prossegue até o meio-dia de amanhã (15) tratará especificamente da apresentação do Sistema Volpe, propiciando a compreensão de seu funcionamento. As entidades que desejarem implementar o sistema contam com a Contee para desenvolver tal tarefa.
Da redação