Fenprof organiza caravana em defesa da escola pública
Viana do Castelo e Valença foram os pontos de passagem da caravana em defesa da escola pública, no segundo dia (15/05/2013) da campanha lançada pela Fenprof, e que decorrerá até 6 de junho, terminando em Lisboa. Hoje (16/05), o destino será Braga e Guimarães.
Os contactos com as populações marcaram esta etapa no Minho, com muitos cidadãos a assinarem o postal e a acompanharem os vídeos e a exposição que integram a caravana.
Em Viana, a iniciativa teve lugar na Praça da República e registou a presença animada de alunos do 4º ano de escolaridade, acompanhados pelos seus professores. Registou-se ainda uma declaração que destacou a importância estratégica do Instituto Politécnico nesta cidade do Alto Minho. Em Valença, a caravana assentou arraiais na feira.
Hoje, terceiro dia da campanha (16/05/2013), a caravana estará de manhã na cidade de Braga, na Praça da República, estando previsto um diversificado programa de animação onde não faltarão a música, a dança, o teatro e o desporto. Decorrerá ainda uma conferência de imprensa. Da parte da tarde, entre as 15 e as 18 horas, a caravana vai animar a Praça do Toural, na cidade de Guimarães, com a participação de alunos e professores envolvidos em vários projetos culturais e científicos de escolas do concelho.
Todas as iniciativas com intervenção de escolas, no âmbito desta campanha, serão transmitidas em directo no site da Fenprof, designadamente a já referida conferência de imprensa.
Como sublinha a Fenprof apesar do esforço feito por MEC e Governo para dificultar a vida das escolas, a Escola Pública, ainda que com grande esforço, continua a responder positivamente às exigências que lhe são colocadas. É com o objetivo de promover a Escola Pública, dando a conhecer o que nela se faz de bom – e é muito – e de envolver a população na defesa deste bem social, que a Fenprof leva por diante esta campanha nacional, que nos seus dois primeiros dias já revelou uma significativa adesão das populações.
Da Fenprof