Fepesp: Cade manda Anhanguera ‘vender ativos’ no ABC
A medida faz parte de um acordo que permitiu ao órgão aprovar a compra da Uniban e da Faculdade Anchieta pela Anhanguera. As informações são do Jornal Valor Econômico.O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu, em 20/11, que a Anhanguera tem de vender ativos que envolvem sete cursos presenciais tecnológicos no ABC.
Segundo o jornal, não foram divulgados detalhes do acordo, como os respectivos valores e prazos para a instituição se adequar. O Cade informou apenas que o comprador dos ativos não poderá ter relação acionária com a Anhanguera.
As duas IES foram compradas em 2011: a Uniban, em setembro, e a Anchieta em abril. No fim deste ano, a Anhanguera demitiu pelo menos 1.590 professores só nas unidades do Estado de São Paulo, segundo levantamento da Fepesp.
No início de 2012, o Jornal Diário do Grande ABC informou que a atuação da Anhanguera no ABC estava sendo apurada pela Secretaria de Acompanhamento Econômico. Na região, a IES foi responsável por comprar outras quatro faculdades: Uniban, UniA, Anchieta e Faenac.
O Cade ainda não se manifestou sobre a fusão entre Kroton e Anhanguera, anunciada em abril de 2013.
Leia aqui a reportagem completa do Diário do Grande ABC sobre a decisão envolvendo a Uniban e a Anchieta.