Fepesp: Quando deve ser o Enem 2020?

Suspensão de aulas durante a pandemia afeta a preparação de alunos para o exame do Enem 2020. O exame deve ser adiado ou deve ser mantida a sua data?

O Supremo Tribunal de Justiça negou, na tarde desta quarta-feira, 13/05, o pedido da UNE e outras entidades estudantis pelo adiamento da prova do Enem 2020. Os estudantes reclamam que, com a paralisação das aulas provocada pelo coronavírus, a preparação dos candidatos está sendo precária – tanto pela qualidade das aulas, improvisadas em muitos casos, como pela dificuldades de acesso de uma multidão de estudantes ao que está sendo oferecido.

O MEC insiste na data (1 e 8 de novembro) e abriu as inscrições na segunda passada, dia 11. O STJ alega que não acolheu o pedido d UNE por que os editais do Enem são atos do INEP, não do Ministério da Educação. Portanto, não é competência do STJ analisar o mandado de segurança.

Qual a sua opinião? O Enem deve ser adiado? Ou o exame deve seguir na data indicada? O ensino remoto – ou a falta de ensino – durante a paralisação de aulas pode prejudicar os candidatos a uma vaga nas faculdades? Se o exame for adiado, para quando ele deveria ser remarcado? Novembro seria um período adequado ou até ainda sofreremos as consequências da pandemia no ensino?

Comente no site da Fepesp.

Da Fepesp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo