Fepesp realizará XI Congresso neste fim de semana em defesa da soberania e da justiça social

Divulgação

A Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) realiza, neste sábado (8) e domingo (9), o seu XI Congresso, sob o tema “Soberania e Justiça Social”. O evento, que acontecerá no Hotel Dan Inn, em Campinas (SP), reunirá delegados e delegadas eleitos pelos sindicatos filiados para debater os rumos do trabalho docente, da educação e do sindicalismo no estado e no país.

Filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), a Fepesp tem papel estratégico na articulação política e sindical do setor privado de ensino. O Congresso será, portanto, um espaço de reflexão e de ação coletiva, reafirmando a defesa da educação democrática, da soberania nacional e da valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da educação.

A Fepesp é presidida pelo professor Celso Napolitano, que também preside o SinproSP e coordena a Secretaria de Finanças da Contee.

Congresso homenageia professora Regina Helena Fernandes

Esta edição do Congresso presta uma homenagem especial à professora Regina Helena Fernandes, dirigente do Sinteee Franca, falecida neste ano. Em reconhecimento à sua trajetória de compromisso com a categoria e à defesa inabalável da educação como bem público, o evento leva o seu nome: XI Congresso da Fepesp – Professora Regina Helena Fernandes.

O tema “Soberania e Justiça Social” reflete não apenas o legado de Regina, mas também a posição da categoria diante dos desafios contemporâneos, entre eles, as tentativas de forças conservadoras, no Brasil e no exterior, de interferir na ordem política e jurídica nacional.

Debates com participação de dirigentes da Contee

O XI Congresso da Fepesp contará com uma programação que reforça a unidade entre a Federação e a Contee. Dirigentes da Confederação participarão das mesas de debate, contribuindo com análises sobre o cenário educacional, sindical e trabalhista do país.

  • Madalena Guasco, coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da Contee, dirigente do SinproSP, professora e pesquisadora, doutora em Educação pela PUC-SP, fará a análise da Conjuntura Educacional;
  • José Geraldo de Santana, assessor jurídico da Contee e do Sinpro Campinas, graduado em História e Direito pela Universidade Federal de Goiás, ex-presidente do Sindicato dos Professores de Goiás, abordará a Conjuntura Sindical e Trabalhista;
  • Gilberto Maringoni, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e doutor em História Social pela USP, tratará da Conjuntura Nacional e Internacional. Autor de diversas obras sobre política e economia, Maringoni é referência no debate sobre o papel do Estado e as transformações do capitalismo contemporâneo.

Compromisso coletivo

O Congresso reforçará a importância de defender a autonomia do país, o papel do Estado nas políticas públicas e o financiamento adequado da educação. As discussões também abordarão o balanço da gestão 2021–2025, a sustentação financeira da Fepesp e dos sindicatos integrantes, e as estratégias de mobilização para as campanhas salariais de 2026.

A programação prevê ainda a eleição da nova Diretoria e do Conselho Fiscal da Fepesp (gestão 2025–2029) e a cerimônia de posse dos eleitos.

Contee e Fepesp: unidade na luta

Às vésperas do XI Congresso, o coordenador-geral da Contee, professor Railton Souza, destaca a trajetória de luta da Federação e a força de seus sindicatos filiados, que há 37 anos representam professoras, professores, técnicos de ensino e auxiliares de administração escolar na rede privada de São Paulo.

“Rendo aqui a minha homenagem a essa importante luta da classe trabalhadora, liderada pela Fepesp há 37 anos. A Federação é exemplo de organização e resistência, sempre comprometida com a defesa dos direitos e da dignidade dos trabalhadores da educação”, afirma Railton.

O dirigente ressalta a simbologia da unidade sindical como instrumento de força coletiva, lembrando a metáfora dos gravetos:

“Um graveto sozinho é fácil de quebrar. Dois ou três também. Mas quando muitos se unem, tornam-se inquebráveis. Esse é o caminho que a Fepesp adota, unindo os sindicatos do estado de São Paulo para resistir às contrarreformas e aos ataques do capital.”

Railton reafirma ainda que a Contee e a Fepesp compartilham o mesmo compromisso histórico: a defesa da democracia, da soberania nacional e dos direitos trabalhistas.

“Que o exemplo da Fepesp inspire também a nossa Confederação e toda a rede de entidades a ela filiadas. Vida longa à Fepesp, vida longa à luta da classe trabalhadora!”, conclui.

Serviço

XI Congresso da Fepesp – Professora Regina Helena Fernandes – “Soberania e Justiça Social”

8 e 9 de novembro de 2025 (sábado e domingo)

Hotel Dan Inn – Rua Benjamin Franklin, 682, bairro Techno Park, Campinas (SP)
Abertura: 9h30 do dia 8

Com informações da Fepesp

Por Romênia Mariani

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
666filmizle.xyz