Feteerj: Federação aprova resoluções sobre o congresso da entidade

A diretoria colegiada da FETEERJ realizou uma reunião ordinária neste sábado, dia 08/11, em formato online, para discutir as seguintes pautas:

Negociação com a Estácio: a Federação aguarda nova proposta a respeito da ação coletiva nº 0101180-23.2024.5.01.0048.

14º Congresso da FETEERJ: o encontro, que será realizado no mês de março do ano que vem, vai definir os rumos da Federação no quadriênio 2026/2030, elegendo, inclusive, a nova diretoria. Foi eleita uma comissão de preparação do congresso, com a seguinte formação: Luis Grossi (Petrópolis), Maria Aparecida Santos de Oliveira (Rio de Janeiro), Agnaldo Cruz Santos (Niterói), Antonio Rodrigues (Rio), um representante de Macaé e Gabriel Antunes (Lagos).

Representações da FETEERJ: Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro (FEERJ): a professora Marina Job Vasques de F. Espírito Santo, representante da Federação no FEERJ, informou que o órgão já enviou propostas de emendas para o Plano Nacional de Educação. Informou, também, que o Fórum vem travando uma dura luta contra os ataques à gestão democrática e à autonomia das escolas públicas perpetrados por prefeitos e o governo estadual.

O FEERJ é presidido pelo professor Waldeck Carneiro. Marina informou ainda que o integrante do FEERJ, professor João Paulo Cabrera, que é desenhista, colocou à disposição da categoria sua história em quadrinhos sobre os indígenas no Brasil. A FETEERJ irá divulgar este trabalho. Lembrando que Cabrera foi demitido recentemente de seu cargo na rede estadual do Rio de Janeiro, por perseguição política do governo, e vem lutando para reassumir sua matrícula, com o apoio da FETEERJ – leia a nota da Federação a respeito aqui.

Conselho Estadual de Educação (CEE-RJ): o professor Antonio Rodrigues, representante da Federação, informou que o CEE está discutindo o tema da inclusão nas escolas, cujo Decreto 12686/2025, do governo federal, que regulamenta o tema, está sendo objeto de discussão na Câmara dos Deputados – mais informações no site da CNTE.

Assuntos gerais:

– O professor Robson Terra informou que ocorrerá eleição nos dias 18 e 19 de novembro para a nova diretoria do Sindicato dos Professores do Norte e Noroeste Fluminense (Sinpro NNF), em chapa única, com a previsão de uma grande participação da categoria. A eleição será em formato online.

– O professor Agnaldo Cruz Santos, do Sinpro Niterói, informou que o Sindicato foi procurado por um integrante da Auditoria Fiscal da Gerência Regional do Trabalho em Niterói, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O Auditor informou que vem recebendo denúncias de irregularidades envolvendo situações crescentes de pejotização e contratação de serviços por intermédio da figura do MEI, com vistas a mascarar relações empregatícias de professores em escolas em Niterói, São Gonçalo e região. O membro do MTE requisitou uma reunião para discutir essa situação com os Sindicatos dos Professores (Sinpros) filiados à FETEERJ. A FETEERJ deliberou que esse tema envolve o interesse dos demais sindicatos. O encontro com o Auditor foi agendado para o dia 19 de novembro.

– A professora Guilhermina Rocha deu informes sobre a Marcha das Mulheres Negras, que será realizada em Brasília, no dia 25/11, e terá a participação do movimento sindical.

Fonte
Feteerj

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
666filmizle.xyz