FNDC debate eleição para o Comitê Gestor da Internet

“Live” será retransmitida pela Contee nesta quinta-feira (10), a partir de 19h

O FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), de cujo Conselho Deliberativo a Contee faz parte, realiza nesta quinta-feira (10), às 19h, debate virtual sobre a eleição para a escolha dos 11 representantes da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet (CGI.br). A “live” terá a participação da coordenadora do CGI.br, Renata Mielli, ex-coordenadora-geral do FNDC.

A transmissão simultânea vai ser feita também na página da Contee no Facebook. O principal objetivo do debate é, segundo o atual coordenador-geral do fórum, Admirson Medeiros Ferro Jr., estimular as entidades a participarem da eleição. O processo já está em andamento e as entidades da sociedade civil têm até o dia 22 de agosto para se inscreverem para compor o colégio eleitoral.

Processo eleitoral

Não existe um limite no número de integrantes do colégio eleitoral. O primeiro passo a ser dado por cada entidade interessada é preencher o cadastro no site do CGI.br e enviar a documentação exigida que comprove sua existência e atuação no setor de interesse no processo eleitoral. As inscrições podem ser feitas pelo link https://cgi.br/processo-eleitoral/.

O processo de eleição para o CGI.br vai até dezembro, quando o colégio eleitoral fará a escolha dos 11 representantes da sociedade civil e 11 suplentes. Essa representação é dividida entre três segmentos: empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica. São eleitos quatro representantes dos dois primeiros segmentos e três representantes do último. As suplências também obedecem a mesma divisão.

Além dos representantes da sociedade civil, o CGI.br é integrado por representantes de nove órgãos do governo e um representante de notório saber em assuntos de internet.

O papel do CGI.br

“O CGI.br é responsável por formular as diretrizes de funcionamento da internet no país. Por isso, o FNDC considera extremamente importante que as organizações e movimentos sociais participem do processo”, destacou Admirson.

Com informações do FNDC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo