Fórum Municipal de Educação é instalado em Campinas

Fórum Municipal de Educação é instalado em Campinas

O Fórum Municipal de Educação (FME) foi instalado na última semana em Campinas. De caráter permanente, o objetivo é viabilizar a realização da Conferência Intermunicipal de Educação, prevista para este semestre em Campinas e que elegerá delegados para a Conferência Estadual de Educação, preparatória para a Conae 2014, marcada para abril do próximo ano.

O fórum será composto por grupos de discussões que atuarão nas frentes de coordenação, divulgação e mobilização, monitoramento e sistematização. Por meio dele sairão deliberações para as conferências estadual e nacional.

Além de preparar a conferência intermunicipal, o Fórum de Campinas deverá discutir as políticas públicas que visem à melhoria da qualidade. A instalação do fórum aconteceu na semana nacional de mobilização para a Conae 2014, com um evento semelhante em São Paulo.

Cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia de instalação do Fórum Municipal de Educação FME. Estiveram presentes representantes das cidades da região do Sinpro Campinas.

Entre as autoridades presentes e que compuseram a mesa de abertura estavam o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, a secretaria municipal de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer, a diretora do Sinpro Campinas e representante do Fórum Estadual de Educação, Conceição Fornasari, a diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Campinas e representante do Fórum Nacional de Educação, Helena Costa Lopes Freitas e o vereador Gustavo Petta, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Campinas.

Encontro Pré-conferência

Após a instalação do Fórum Municipal de Educação de Campinas, a diretora do Sinpro e representante do FEE, Conceição Fornasari abriu o encontro “Conae 2014- um desafio para os municípios”. “Este é um momento histórico para Campinas e todas as cidades que estão aqui participando do evento preparatório da Conferência Intermunicipal. O Plano Nacional de Educação, em tramitação do Senado e o investimento de 10% do PIB em Educação foram resoluções da Conae 2010 e que dependem de muita mobilização e pressão da sociedade e vamos continuar a levar nossas bandeiras para a Conae 2014”, conclamou Conceição Fornasari.

O encontro contou com as palestras de Helena de Freitas, falando sobre a Conae, de Paulo Cosiuc, sobre o Sistema Nacional de Educação e de Antonio Sertório, sobre Plano Nacional d Educação.

“No encontro foram constituídas as comissões de mobilização e sistematização, uma vez que a comissão de organização já estava constituída, recebendo apenas novos membros”, informou o diretor do Sinpro e membro da comissão de organização da Conferência Intermunicipal de Campinas, Carlos Alberto Camargo Baccaglini.

Do Sinpro Campinas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo