Governo do Estado de SP libera celulares em sala de aula
Alunos da rede estadual de São Paulo estão liberados para usarem aparelhos celulares dentro das escolas no momento das aulas. A medida foi sancionada pelo governador Geraldo Alckmin nesta segunda-feira 7, e altera lei de 2007, que impedia o uso dos aparelhos dentro das unidades de ensino de forma irrestrita.
Embora a nota do governo do estado acentue que a intenção da medida seja o uso dos aparelhos para fins pedagógicos, o projeto (PL 860/16), elaborado a pedido do secretário de Educação José Renato Nalini, não distingue se o uso deverá ser pedagógico ou não.
O PL também não particulariza como professores farão uso da tecnologia nas aulas, visto que as escolas não dispõem de aparelhos próprios tampouco de rede de internet wi-fi. A medida, então, ficará restrita aos professores e alunos que possuírem aparelhos celulares e pacote de dados particulares.
Como o projeto não prevê de que maneira o uso dos celulares irá se desenrolar, fica a tarefa para os professores mediar a experiência dos alunos com os aparelhos nas atividades escolares, ainda segundo a nota publicada pelo governo.
O projeto elaborado em 2016 foi aprovado pela Assembleia Legislativa em outubro deste ano.