Governo e sociedade civil debatem Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra

A Secretaria-Geral da Presidência da República (SG) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) realizam nestas terça (27) e quarta-feira (28) o evento “Juventude Negra, Juventude Viva: Diálogos Governo e Sociedade Civil”, com o objetivo de apresentar o Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra à sociedade civil.

O objetivo do encontro é fortalecer a participação social no plano e definir os próximos passos de sua estratégia de implementação. Após a cerimônia de abertura, os ministérios que integram o Juventude Viva apresentarão suas respectivas ações, algumas já em fase de implementação nas cidades alagoanas de Maceió, Marechal Deodoro, Arapiraca e União dos Palmares. Na manhã de quarta (28), será realizada uma reunião específica para o diálogo com a sociedade civil no auditório da Seppir, localizado no térreo do Bloco A da Esplanada dos Ministérios.

Campanha publicitária

A Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral, lançará este mês uma campanha publicitária no estado de Alagoas. A campanha será composta por um filme para a TV, narrado pelo ator Darlan Cunha, spot de rádio e anúncio em revistas e jornais locais. O objetivo é sensibilizar a população e divulgar as ações e programas oferecidos pelo Juventude Viva, beneficiando o maior número possível de jovens nas cidades onde a iniciativa já foi implementada.

Prevenção

O Plano Juventude Viva reúne ações de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens em situações de violência física e simbólica, criando oportunidades que garantam a inclusão social e a autonomia; a oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência em territórios que concentram altos índices de homicídios. Outro eixo de atuação é o aprimoramento da atuação do Estado no enfrentamento ao racismo institucional e na sensibilização dos agentes públicos para a questão. O plano começou a ser implementado em Alagoas em setembro deste ano e será expandido para outros cinco estados no primeiro semestre de 2013.

O Juventude Viva foi construído por meio de um processo participativo, com o envolvimento dos movimentos juvenis; do movimento negro, de representantes do Hip Hop, de especialistas em segurança pública e pelos diálogos com atores governamentais, nas esferas federal, estaduais e municipais. A execução envolve, além da Secretaria-Geral, com a Secretaria Nacional de Juventude, e a Seppir, os ministérios da Justiça, Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, Cultura e Esporte, em conjunto com os estados, municípios, sociedade civil, e prevê parcerias com o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública, entre outros parceiros.

Veja a programação completa

Com informações da Secretaria Nacional de Juventude

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo