Impactos da Kroton-Anhanguera serão debatidos na Câmara
A Comissão de Educação da Câmara realizará no próximo dia 10 de outubro uma audiência pública para discutir a fusão entre o Grupo Kroton e a Anhanguera e seu impacto na qualidade do ensino brasileiro. O professor Celso Napolitano, presidente da Fepesp, participará do debate, que foi solicitado pelos deputados Chico Alencar, Jean Wyllys, e Ivan Valente (todos do PSOL).
A discussão é fundamental e vai ao encontro das ações que têm sido desenvolvidas pela Contee no combate à financeirização, desnacionalização e oligopolização do ensino superior brasileiro, já denunciadas pela Confederação aos parlamentares, ao Ministério da Educação e ao Ministério Público.
No requerimento da audiência, um dos argumentos usados pelos parlamentares é a preferência da Kroton pela atuação em EaD. Segundo o requerimento, “o ensino à distância se instalou no Brasil como forma de propiciar uma maior fatia de lucro para os empresários da educação, potencializando o sucateamento do ensino e a precarização das relações trabalhistas em relação aos funcionários e professores, inclusive, com a demissão em massa de mestres e doutores”.
A audiência vai ocorrer no plenário 10 da Câmara dos Deputados, dia 10, a partir das 9h30. Os outros convidados são: Rodrigo Calvo Galindo (diretor da Kroton), Paulo Speller (secretário de Educação Superior do MEC) e Romualdo Luiz Portela De Oliveira (professor da Faculdade de Educação da USP).
Com informações da Fepesp