Indignação: Contee envia carta ao presidente da Guatemala sobre o assassinato do líder sindical René Morán
No último dia 6, o líder sindical, René Sucup Morán, do Sindicato dos Trabalhadores da Educação da Guatemala (STEG) foi brutalmente assassinado. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) enviou carta ao presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, manifestando profunda tristeza e indignação quanto à tragédia ocorrida.
“O professor René tinha apenas 35 anos, teve sua vida interrompida tão cedo, injustamente, vítima de ataque armado, por sua trajetória de luta em favor dos direitos dos trabalhadores e da justiça social, enfrentando desafios e adversidades com coragem e integridade. Sua morte é uma perda irreparável e levanta sérias preocupações, no que tange à violação constante da liberdade sindical na Guatemala”, diz a carta.
“É inaceitável a perseguição sistemática à direção do STEG. Não tem cabimento a sequência de atos de violência, de intimidação e ameaças contra os líderes sindicais e toda classe trabalhadora. As atitudes antissindicais e antidemocráticas assistidas nesse país precisam ser combatidas urgentemente”, externa ainda a Contee.
Por fim, a Confederação se solidariza com os companheiros e as companheiras guatemaltecos (as) e pede que o governo daquele país tome as medidas pertinentes para punir os responsáveis e viabilizar uma investigação completa, minuciosa e transparente do caso.
“Nossa esperança é que, neste momento de dor e luto, possamos somar forças para honrar a memória de René do STEG e trabalhar em favor de um futuro justo e digno para todas as pessoas. Por mais livros e menos armas na Guatemala, no Brasil e no mundo. Espalhemos o vermelho do amor e não da guerra. Façamos valer a democracia”, finaliza a entidade.
Leia a carta na íntegra:
Por Romênia Mariani