Início das negociações coletivas entre Sinproep-DF e Sinepe

Professores destacam a importância das cláusulas sociais

O Sindicato dos Professores de Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinproep-DF) iniciou as negociações coletivas com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), na última quinta-feira (3). A primeira rodada de negociações foi marcada por um debate aprofundado sobre os principais desafios enfrentados pela categoria docente. Os professores ressaltaram que as negociações devem ir além da luta por reajustes salariais, destacando a relevância das cláusulas sociais para garantir melhores condições de trabalho e bem-estar.

O Sinproep-DF deixou claro que a pauta de reivindicações dos docentes é ampla, e que todas as questões são prioritárias. De acordo com o sindicato, cada ponto será discutido detalhadamente para assegurar avanços que atendam às necessidades dos trabalhadores da educação. A proposta é garantir que as cláusulas sociais sejam tratadas com a mesma urgência que a questão salarial, uma vez que as condições de trabalho, saúde e segurança no ambiente educacional impactam diretamente a qualidade do ensino e a vida dos professores.

Durante a reunião, o Sinepe concordou em prorrogar a convenção coletiva vigente por 30 dias, sinalizando disposição para continuar as negociações e buscar soluções para as demandas dos professores. Rodrigo de Paula, diretor jurídico do Sinproep-DF e diretor financeiro da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), destacou a importância dessa decisão e do início das tratativas: “Estamos hoje aqui na sede do SINEPE/DF, iniciando a primeira rodada de negociação da Convenção da Educação Básica. Tivemos a prorrogação por 30 dias da convenção coletiva atual e o início das negociações coletivas. Começamos bem, de maneira produtiva. Em breve, vamos socializar todas as informações sobre o processo de negociação aqui em Brasília, que segue o mesmo padrão dos demais estados.”

Rodrigo também agradeceu a participação do assessor jurídico da CONTEE, José Geraldo de Santana, que, de prontidão, atendeu ao convite do Sinproep-DF e trouxe contribuições valiosas e pertinentes para a mesa de negociação. Na ocasião, Santana fez a seguinte sugestão: “é importante que os sindicatos negociem o ano inteiro e não é só negociar salário não. É muito relevante regulamentações conjuntas assinadas pelos dois sindicatos, que é uma forma de interpretação da convenção, da aplicação da convenção”, ponderou.

Além das questões salariais e das condições de trabalho, os professores também abordaram os impactos da crescente presença de grandes grupos econômicos no setor educacional, especialmente no Ensino Superior. Segundo os docentes, essa tendência tem prejudicado não apenas a qualidade da educação oferecida, mas também as condições de trabalho dos profissionais da área.

Foto: Romênia Mariani/Secom Contee

“Nos últimos anos, temos visto uma crescente dominação do capital no setor educacional, com grupos econômicos comandando as instituições de Ensino Superior. Essa mudança tem gerado uma série de prejuízos para os trabalhadores da educação e para a própria qualidade da educação oferecida aos alunos”, afirmaram representantes do Sinproep-DF.

A sobrecarga de trabalho, o estresse e a falta de reconhecimento foram outros pontos abordados pelos professores nesse primeiro momento. Os docentes enfatizaram que, além de uma melhoria salarial, a saúde física e mental dos profissionais da educação merece atenção especial, pois muitos enfrentam sérios problemas relacionados ao adoecimento devido às condições desumanas de trabalho.

O próximo encontro entre as entidades está marcado para o dia 8 de abril. A estratégia será priorizar os itens que apresentem maior concordância entre as partes, e nesse encontro serão discutidos sete pontos específicos da pauta. Também estão previstas agendas para os dias 10 de abril e 15 de maio.

A mobilização, o acompanhamento constante das negociações e a participação ativa de todos os trabalhadores da educação são vistos como fundamentais para conquistar as mudanças desejadas.

Fique atento às atualizações nas redes sociais da Contee e do Sinproep-DF para acompanhar os desdobramentos das negociações e os avanços das pautas discutidas.

Por Romênia Mariani

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo