IX Seminário Jurídico homenageia Ministra Delaíde Arantes
O IX Seminário Jurídico da CONTEE, realizado nesta quarta-feira, 31/08, em Brasília-DF, reuniu cerca de 80 representantes de 32 entidades filiadas à Confederação de todo o Brasil. A atividade debateu questões jurídicas de grande relevância para as entidades sindicais que representam os trabalhadores brasileiros de maneira geral e, em especial, dos profissionais de educação do setor privado de ensino.
Veja AQUI a galeria completa de imagens do IX Seminário Jurídico da CONTEE.
A primeira mesa da atividade tratou da relação do Ministério Público do Trabalho com as entidades sindicais e contou com a participação do Dr. Ricardo José Macedo de Britto Pereira – Procurador Regional do Trabalho e Coordenador Nacional da CONALIS (Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical).
“O diálogo com os representantes da justiça do trabalho é um avanço importante nas relações com as entidades sindicais e a CONTEE cumpre papel fundamental nessa aproximação”, afirma o Secretário de Assuntos Jurídicos da CONTEE, João Batista da Silveira.
O período da tarde foi regado de emoção com a homenagem feita à Dra. Delaíde Arantes, Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A pedido da CONTEE, Dr. José Geraldo de Santana Oliveira, consultor jurídico da Confederação, escreveu um belo texto sobre a trajetória de vida da Ministra, que até tomar posso no Tribunal Superior do Trabalho (TST), atuou também como assessora jurídica da CONTEE.
Leia AQUI o texto declamado em homenagem à Ministra Delaíde.
Em seguida, a Secretária de Comunicação Social, Maria Clotilde Lemos Petta, em nome da Coordenadora geral da CONTEE, Madalena Guasco Peixoto, entregou uma placa de agradecimento à Ministra e o Secretário de Assuntos Jurídicos, bem como o diretor da CONTEE, Amarildo Pedro Cenci, entregaram-lhe flores.
A Ministra Delaíde se declarou grata e emocionada com a homenagem e, na sequência, proferiu palestra sobre a questão do dissídio coletivo. A jurista convocou os dirigentes sindicais a buscar um diálogo mais próximo com as instâncias da justiça do trabalho. “Eu acredito muito que, a partir de um entrosamento das entidades sindicais com a justiça do trabalho, com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho, alcancemos a resolução de diversos problemas e desafios, tanto para o movimento sindical quanto no âmbito da justiça do trabalho. Daí pode advir boas soluções para ambas as partes”.
O Seminário ainda contou com a presença do Senador Paulo Paim (PT-SSS), que fez questão de prestigiar a atividade da CONTEE e ressaltou seu compromisso com a luta dos trabalhadores brasileiros.
Daniele Moraes, de Brasília-DF