Janeiro teve recorde de mortes por Covid-19 em 5 estados do Brasil
O Brasil registrou, em janeiro, 29.558 mortes por Covid-19, segundo dados apurados pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias de Saúde do país. O Ministério da Saúde, por sua vez, registrou 29.555 óbitos no mesmo período. O número é o terceiro mais alto desde o início da pandemia e o maior desde julho – quando o país teve o recorde mensal de mortes pela doença.
Cinco estados tiveram recordes de óbitos, e cerca de 10% das mortes do país foram vistas no Amazonas. Por outro lado, o Maranhão foi o único estado com queda no número de mortes em janeiro, menor número desde o início da pandemia: 197 pessoas. O estado teve o seu maior número de óbitos em junho, quando 1.072 pessoas morreram de Covid.
Único estado com queda constante de mortes por covid-19 desde junho de 2020
Janeiro também é o segundo mês consecutivo em que as mortes de um mês superam as do mês anterior. O aumento percentual em relação a dezembro é de 35,5%.
As médias móveis diárias calculadas pelo consórcio de imprensa também apontam que houve uma tendência nacional de aumento nos óbitos por 14 dias consecutivos de janeiro – do dia 8 ao dia 21.
Recordes de mortes nos estados
Cinco estados tiveram recordes de mortes mensais em janeiro: Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rondônia.
Com 2.832 óbitos por Covid no mês passado, o Amazonas teve 9,6% do total de óbitos no país. O estado tem mostrado, de forma ininterrupta, uma tendência de alta diária na média móvel de mortes por Covid desde 22 de dezembro.
Especialistas creditam o aumento das mortes no país às festas de fim de ano e à variante detectada no Amazonas, mais transmissível. Eles também preveem que o colapso visto em Manaus deve se repetir no resto do Brasil, conforme a população deixa de cumprir as medidas sanitárias recomendadas pelos organismos de saúde.
Em janeiro, os estados registraram as seguintes mortes por Covid-19, segundo as secretarias de Saúde:
Com informações do G1