Livro ‘Comunicação dos trabalhadores e hegemonia’ contribui para o debate sobre a democratização da mídia

Além da reforma política, essas eleições deixaram evidente a necessidade de regulamentação e democratização dos meios de comunicação no Brasil. A Contee tem ressaltado, ao longo de sua participação na campanha “Para expressar a liberdade”, promovida pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que esta é uma pauta essencial, inclusive, para o fortalecimento do movimento sindical e da luta trabalhista.

Nessa perspectiva, o escritor Vito Giannotti, coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), está lançando mais um livro sobre a importância da comunicação dos trabalhadores para a transformação da sociedade. Segundo o NPC, esse tema tem pautado a atuação de Gianotti e de todo o núcleo nos últimos 20 anos, com a promoção de cursos, palestras e seminários pelo Brasil inteiro. A obra apresenta reflexões sobre diversos conceitos, como o de hegemonia, pensado por Marx, Lenin e Gramsci, além de desconstruir o mito da neutralidade dos meios de comunicação e explicar o porquê de a mídia ser o verdadeiro partido da burguesia.

Além do embasamento teórico, o livro “Comunicação dos trabalhadores e hegemonia” oferece dicas práticas aos sindicatos e movimentos populares que desejam construir e aprimorar seus veículos de informação. A publicação trata dos meios impressos, rádios, TVs e internet, pensando em como aperfeiçoar desde a pauta até a linguagem e a diagramação, a fim de que esses veículos sejam atrativos e compreendidos pela maioria da classe trabalhadora.

A orelha do livro é assinada pelo jornalista e professor da UFF Dênis de Moraes (UFF)  e há ainda comentários dos jornalistas Laurindo Leal Filho, Beto Almeida e Hamilton Octavio de Souza. Para a jornalista e professora de história Claudia Santiago, também coordenadora do NPC: “Giannotti acredita que as ideias dominantes na sociedade são as ideias da classe dominante. E estas são transmitidas para toda a sociedade pelos ‘meios de comunicação dos patrões’, como enfatiza em seus inúmeros artigos e palestras. Ele não acredita que sindicatos e movimentos sociais devam implorar ou pagar por pequenos espaços nos jornais da burguesia que, na visão de Vito, defendem única e exclusivamente os interesses da classe patronal. Defende que estes devem ter seus próprios instrumentos de comunicação – jornais, rádios, TVs, redes sociais”.

De acordo com o NPC, o livro é voltado para professores de comunicação, estudantes, sindicalistas, militantes sociais e todos aqueles interessados em entender a importância dos meios de comunicação na formação das ideias e na prática social.

A publicação é da Fundação Perseu Abramo, em parceria com o NPC.  O preço é R$ 30 e o livro está à venda na Livraria Antonio Gramsci, (Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia, Rio de Janeiro) (fundos do prédio) ou pelo e-mail livraria@piratininga.org.br.

Com informações de Sheila Jacob, do NPC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo