Lula abre vantagem de 17 pontos no 2º turno sobre Bolsonaro, diz PoderData

No primeiro turno Lula sobe 1 ponto, de 43% para 44% e vence Bolsonaro, que também caiu 1 ponto, de 35% para 34%. Ciro segue em terceiro com 6%

Pesquisa PoderData, realizada de 19 a 21 de junho de 2022, divulgada nesta quarta-feira (22), mostra um crescimento de um ponto percentual de Lula, que foi de 43% para 44%, e uma queda também de um ponto percentual de Jair Bolsonaro, que foi de 35% para 34%.

Reprodução/Hora do Povo

Na simulação de um segundo turno entre os dois adversários, Lula (PT) ampliou a vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente foi para 52% das intenções de voto, contra 35% do atual presidente. A distância entre os dois cresceu para 17 pontos percentuais.

A diferença de Lula para o chefe do Executivo cresceu fora da margem de erro de 2 pontos. Na rodada de 13 a 15 de fevereiro, o ex-presidente tinha 50% das intenções e Bolsonaro, 35%. A partir daí, a distância vinha sendo encurtada – chegou ao mínimo de 9 pontos nas rodadas de 10 a 12 de abril e 24 a 26 de abril.

Agora voltou a subir. No levantamento anterior do PoderData, Lula (50%) e Bolsonaro (40%) estavam a 10 pontos de distância. O atual presidente caiu 5 pontos percentuais nos últimos 15 dias.

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro na disputa mantendo os 6% de intenção de voto da pesquisa anterior. Janones (Avante) aparece em quarto com 2%. Empatados com 1% aparecem Simone Tebet (MDB), Bivar (União Brasil) e Eymael (DC). Os demais pré-candidatos não pontuaram.

Lula continua tendo um bom desempenho entre as mulheres e os jovens e no eleitorado do Nordeste. Eles estão empatados no Sudeste e Centro-Oeste. Lula vence nas regiões Norte, Sul e Nordeste. Lula vence também em todas as faixas de escolaridade. Bolsonaro está à frente nas faixas de renda de 2 a 5 salários mínimos. Lula tem dianteira entre os que ganham menos de 2 salários e entre os que ganham mais de 5 salários.

Hora do Povo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo