Lula chega ao Egito para COP27 e se encontra com representantes da China e dos EUA

Já o atual ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, fez um balanço dos quatro anos de governo Bolsonaro

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou ao Egito para a Conferência do Clima da ONU. Lula teve encontros com representantes da China e dos Estados Unidos. Já o atual ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, fez um balanço dos quatro anos do governo Bolsonaro. A reportagem é dos enviados Sandra Coutinho, Alex Carvalho e Anna Camanducaia.

Joaquim Leite discursou na plenária e falou sobre os desafios do Brasil para manter a agenda ambiental.

“O Brasil ainda tem enormes desafios ambientais a superar, assim como a maioria dos 194 países do acordo do clima. O desmatamento ilegal na Amazônia, os 100 milhões de brasileiros sem acesso à rede de esgoto, 35 milhões sem acesso à água e ainda 2,6 mil lixões a céu aberto. Desde 2019, trabalhamos junto com o setor privado para encontrar soluções climáticas e ambientais lucrativas para as empresas, as pessoas e a natureza. Invertemos a lógica dos governos anteriores, que só agiam para multar, reduzir e culpar. Este governo faz políticas para incentivar, inovar e empreender, criando assim marcos legais para uma robusta economia verde com geração de emprego e renda aos brasileiros”, disse Joaquim Leite.

Também no Egito, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, disse que o Brasil precisa acabar com o desmatamento ilegal e ressaltou a importância da COP27 para implementar as ideias de combate ao aquecimento global: “Essas iniciativas são fundamentais, não só para o Brasil, mas para todo o mundo.”

E o que muitos querem ouvir são as propostas do presidente eleito do Brasil. Os primeiros apertos de mão de Lula nesta terça-feira (15) foram com os enviados do clima dos maiores poluidores do planeta. O presidente eleito se encontrou com Xie Zhenhua, da China, e John Kerry, dos Estados Unidos. Kerry afirmou que aposta numa relação produtiva com Lula.

A conversa com o anfitrião, o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, foi por telefone. E, pessoalmente, Lula recebeu lideranças políticas e integrantes da equipe de transição.

O presidente eleito também teve uma reunião com a deputada Marina Silva, cotada para o gabinete ambiental do novo governo.

Sobre um convite para o futuro governo, ela desconversou: “Foi uma reunião de trabalho. Todas essas questões vão estar sendo encaminhadas no tempo certo pelo presidente. Agora temos um foco, a COP e o trabalho que está sendo feito pela transição.”

Quem também está na COP27 é a futura primeira-dama, a socióloga Rosângela da Silva. Janja se encontrou com a govenadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e com a cantora Fafá de Belém, embaixadora do Instituto de Pesquisas da Amazônia, além de lideranças da sociedade civil e representantes da comunidade indígena.

“Os povos indígenas do Brasil não são nem 1% da população brasileira, 5% da população mundial e protegemos mais de 80% da biodiversidade. Como parlamentar brasileira indígena pela bancada do cocar viemos trazer uma mensagem importante para reconhecer as potências ancestrais e sociais na defesa das florestas, das águas e do planeta”, disse a deputada federal eleita Célia Xakriabá (PSOL-MG).

Nesta quarta-feira (16), o presidente eleito irá à COP27. Serão dois dias para apresentar ao mundo a política do novo governo para o meio ambiente. Lula vai participar do fórum com governadores de estados da Amazônia e se encontrar com representantes de organizações ambientais e de povos indígenas. À tarde, ele vai fazer um discurso na Conferência do Clima.

Jornal Nacional

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo