Lula convoca reitores de universidades para negociar e evitar greve

Encontro busca acordo para evitar greve. Sindicatos deliberaram pela paralisação a partir de segunda-feira (15)

Nessa quinta-feira (11), uma reunião entre reitores de universidades federais e os ministros da Gestão e Inovação, Ester Dweck, e da Educação, Camilo Santana, foi convocada em um contexto de iminente greve por parte de sindicatos. Eles representam, pelo menos, 18 instituições de ensino superior. Essas entidades já deliberaram a favor da greve, programada para iniciar na próxima segunda-feira (15).

A pauta do encontro deve abordar a demanda dos servidores por reajuste salarial e os movimentos grevistas que já foram deflagrados em diversas instituições de ensino. A reunião aconteceu a portas fechadas e os resultados sairão em breve.

De acordo com um levantamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), os servidores da Universidade Federal do Rio Grande (RS) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (MG) já estão em greve.

Demandas das universidades

Além disso, professores e funcionários técnico-administrativos de institutos federais, que não estão vinculados à Andifes, também aderiram ao movimento grevista.

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) informou que, até a última terça-feira (9), pelo menos 445 unidades já haviam aderido à greve. Como consequência, a maioria das instituições suspendeu suas atividades acadêmicas.

As demandas dos servidores incluem a reestruturação das carreiras, a recomposição salarial, a revogação de medidas adotadas pelo governo anterior e a recomposição do orçamento das instituições educacionais. O movimento também solicita um reajuste imediato nos auxílios e bolsas dos estudantes.

Confira a lista de instituições que podem aderir à greve

UFOP (MG);
UFPel (RS);
UFPE (PE);
UFPA (PA);
UnB (DF);
UFV (MG);
UFMA (MA);
UFC (CE);
UFCA (GO);
Unilab;
Ufes (ES);
UFPR (PR);
UTFPR (PR);
UFJF (MG);
UFSB (BA);
Cefet-MG;
IFPT (PR);
e Unifespa (PA).

Outras 8 universidades estão em estado de greve, ou seja, estão em alerta para deflagrar greve a qualquer momento. São elas:

UFSJ (MG);
Unirio (RJ);
UFRRJ (RJ);
UFSM (RS);
Unipampa (RS);
Unila (PR);
UFVJM (MG);
e UFMT (MT).

Da Rede Brasil Atual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo