Mais de 400 professores e funcionários na Caminhada pela Valorização Profissional no Rio Grande do Sul
Mais de 400 professores e técnicos administrativos de várias regiões do Rio Grande do Sul participaram no último domingo da Caminhada pela Valorização Profissional no Ensino Privado, em Porto Alegre. A Contee foi representada na mobilização pelo coordenador da Secretaria-Geral, Cássio Bessa (diretor titular de Organização Sindical do Sinpro/RS), e pelo coordenador da Secretaria da Saúde do Trabalhador, Luiz Gambin (diretor titular da Secretaria de Administração do Sintae/RS).
A manifestação, organizada pela Fetee-Sul e pelos oito sindicatos que representam os trabalhadores em educação no ensino privado gaúcho, também foi apoiada por pais e estudantes, que aderiram à mobilização. A caminhada saiu do Parcão e foi até o Brique da Redenção, ganhando a simpatia e o aplauso do público.
A finalidade do manifesto foi chamar a atenção da opinião pública para as condições de trabalho que comprometem a qualidade do ensino privado no Rio Grande do Sul, como o excesso de alunos por turma, o excesso de trabalho extraclasse, a falta de valorização e de apoio profissional e salários defasados. Professores e funcionários alertam também para a contradição entre o reajuste das mensalidades escolares (bem acima da inflação) e os salários.
Com informações da FeteeSul, do Sinpro/RS e do Sintae/RS