Mais de 400 professores participam da X Jornada de Formação Continuada do Sinpro Goiás

Na última sexta-feira (16), começou a X Jornada de Formação Continuada do Sinpro Goiás, com a apresentação do Bravíssimos Grupo Musical. Após o momento cultural foi dado início ao evento em que o presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás – Sipro Goiás e coordenador da Secretaria de Comunicação Social da Contee, Alan Francisco de Carvalho, juntamente com a presidente do Conselho Municipal de Educação – CME, Ludymilla Moraes da Silva. Os representantes da Federação Interestadualdos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino do Brasil Central – Fitrae-BC, Railton Nascimento Souza, e do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, Kelly Zoppei Flores, também compuseram mesa e deram início aos trabalhos. Destinado a professores da educação infantil, o evento contou com mais de 400 inscritos.

Em seu discurso, Railton destacou o momento difícil pelo qual o país está passando, além da interferência no direito dos trabalhadores e a realidade vivenciada pelos professores. “Muitas vezes somos submetidos a situações que exigem nosso máximo esforço, como ter que dar aula para salas superlotadas. Não podemos aceitar isso mais!”. Nesse instante ele foi ovacionado pelo público presente.

1a

Representante do Colégio Agostiniano, Kelly destacou a importância da parceria entre as entidades envolvidas na realização da Jornada. “Ano passado participamos da realização deste evento, este ano repetimos a parceria e esperamos de algum modo sempre poder contribuir nas proximas edições com essa iniciativa.

Ludymilla, presidenta do CME, também representou o presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação – Uncme GO, Elcivan Gonçalves França, que se ausentou por problemas de saúde. Em seu discurso, ela agradeceu a cada instituição parceira do evento e destacou o trabalho do conselho. “O conselho pensa em todos os ambitos sociais, desde o evolvimento dos pais no processo escolar dos filhos, nas vagas oferecidas pela administração pública na rede de ensino e na atuação das instituição privadas. Estamos sempre de portas abertas para atendê-los.” Reforçou que todos acompanhem as minutas sobre a educação infantil.

 

Durante sua exposição, o presidente do Sinpro Goiás e diretor da Contee, Alan Francisco de Carvalho, salientou o momento de grande perigo que a categoria vivencia e exemplificou que atualmente existem 55 propostas que tramitam no Congresso Nacional contrárias aos direitos dos professores. “É preciso que estejamos unidos! O Sinpro Goiás vem lutando contra esse tipo de arbitrariedade em desfavor dos docentes juntamente com a Contee, que é a Confederação que nos representa. Atualmente somos 46 sinpros em todo o país que defendem o direito dos professores. Peço que acompanhem nossas ações em nossas redes sociais, nas quais trazemos notícias do que estamos fazendo.” Encerrou sua fala agradecendo a participação de todos, relembrando as edições da Formação Continuada em que esteve como presidente à frente do sindicato e se despedindo desse evento que é o último de sua gestão.

2a

Após a composição de mesa, a professora Dra. Altina Abadia da Silva ministrou a palestra “Proposta pedagógica: as interações e a brincadeira como eixo curricular”.

No sábado, das 8h às 12h, os advogados do Departamento Jurídico do Sinpro Goiás, Lessandro Gomes Cerqueira, Jônatas Neves Campros e Merielle Linhares Rezende prestaram esclarecimentos sobres os direitos trabalhistas dos professores. Após esse momento deu-se início às dez oficinas oferecidas aos docentes.

A próxima etapa acontece nos dias 7 e 8 de outrubro.

1 2

Por Elen Aguiar, assessora de Comunicação do Sinpro Goiás

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
666filmizle.xyz