Marcha contra a PEC 55: Contee presente!
Milhares de trabalhadores de estudantes marcharam hoje (29) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que congela por 20 anos os gastos públicos em áreas sociais, como saúde e educação. A Contee foi uma das mobilizadoras do movimento #OcupaBrasília, juntamente com as demais entidades do Comitê Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública, as centrais sindicais CUT, CTB, Intersindical e CSP-Conlutas e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.
Entidades filiadas à Confederação também organizaram caravanas à capital federal. Além disso, diretores da Contee distribuíram cópias no manifesto aprovado pelo Comitê de Educação. “Ao invés de propor a alteração do modelo tributário, o governo golpista aplica um programa não eleito e opta por traçar um falso diagnóstico e que promoverá um desmonte das políticas sociais, dentre elas as políticas educacionais, penalizando sobretudo os mais pobres e acentuando ainda mais as desigualdades no Brasil. A mudança da Constituição Federal é um golpe contra a democracia, ao impedir os brasileiros de decidir democraticamente, por duas décadas, qual deve ser a presença do Estado nas áreas sociais”, destaca o documento.
Com grandes faixas, a Confederação declarou “Não à PEC 55! Por nenhum direito a menos!” e denunciou que “Cortar investimentos em políticas sociais é condenar o país ao retrocesso”. A marcha percorreu a Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional. Quando chegaram no local, os manifestantes foram reprimidos com truculência pela polícia. Jatos de spray de pimenta foram lançados, além de bombas de gás lacrimogêneo.
[unitegallery g1]
[unitegallery g2]
[unitegallery g3]
[unitegallery g4]
[unitegallery g5]
[unitegallery g6]
Com informações do Portal Vermelho