MEC lança curso de aperfeiçoamento em educação inclusiva
Curso de 120 horas com certificado do MEC. A meta é capacitar mais de 1,25 milhão de professores da Educação Básica
Nesta manhã, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O evento aconteceu na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O curso tem como objetivo capacitar 1,25 milhão de professores da educação básica, especialmente aqueles que atuam em salas de aula comuns e que convivem com estudantes da educação especial.
O curso será oferecido na modalidade de educação a distância (EaD), com um total de 120 horas distribuídas em quatro módulos. Entre os temas abordados, estão os aspectos históricos e legais da educação especial, o desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem, além de práticas pedagógicas inclusivas que garantam a utilização de recursos didáticos e materiais para a inclusão dos estudantes da educação especial nas classes comuns.
A metodologia inovadora, com atividades síncronas e assíncronas, visa promover a formação de professores de maneira flexível e eficiente, respeitando as condições e realidades de cada educador. O curso será desenvolvido no Ambiente Virtual Colaborativo de Aprendizagem (Avacapes), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e conta com a parceria da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CNTE), iniciativas como esta são essenciais para a construção de uma educação mais justa e igualitária. A CONTEE acredita que a capacitação dos profissionais da educação é fundamental para a implementação de uma educação inclusiva efetiva, que respeite e valorize as diversas necessidades dos alunos.
A Confederação destaca ainda que, em um país tão diverso como o Brasil, a educação inclusiva deve ser uma prioridade para garantir que todos os alunos tenham acesso ao conhecimento e à aprendizagem de forma adequada. A inclusão não é apenas um direito, mas uma ferramenta poderosa para combater as desigualdades sociais, bem como incluir esses estudantes no sistema educacional brasileiro da maneira que eles merecem.
FORMAÇÃO
O início das aulas do curso de educação inclusiva está previsto para março de 2025. As avaliações dos participantes do curso observarão o desempenho na elaboração de textos, recursos e projetos. Segundo o MEC, cada módulo terá leitura de material didático, atividades interativas mediadas pelos tutores, casos de ensino, relato de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias usadas.
A proposta é um marco histórico para a formação continuada no Brasil, oferecendo ferramentas que alinham a prática docente aos princípios de equidade e inclusão.
Com informações do MEC
Por Romênia Mariani