MEC quer mapear escolas inovadoras
O Ministério da Educação (MEC) recebe ate o dia 23 de outubro contribuições para a chamada pública em busca de escolas criativas e inovadoras. A pasta pretende mapear iniciativas escolares que fujam do modelo tradicional, com objetivo de ampliar o alcance dessas experiências isoladas e fomentar que é possível buscar novas culturas em torno do modelo escolar.
Apesar das deficiências nas redes públicas e do modelo tradicional seguido por grande parte das particulares, existem iniciativas que vêm inovando no setor educacional em todo o país. São alternativas que ainda estão invisíveis para grande parte das famílias e que o ministério quer torná-las conhecidas.
No encerramento da Conferência Nacional de Alternativas para Educação (Conane), realizada no CEU Heliópolis, em São Paulo, no início de setembro, a socióloga Helena Singer, assessora especial do ministro da Educação, lançou uma chamada pública para que Escolas e Organizações Educativas participem do programa de fomento à inovação e criatividade na educação básica.
A ação visa, segundo o site do ministério, “mapear e caracterizar as intervenções inovadoras que ocorrem em nível local, por iniciativa de escolas, comunidades ou outras organizações educativas”. Faz parte do Programa de Estímulo à Criatividade em Educação Básica que, além de identificar as inovações, vai divulgá-las e difundi-las.
A chamada pública é a primeira iniciativa de levantamento por parte do governo. As inscrições para participar podem ser feitas pela internet: http://simec.mec.gov.br/educriativa/.
Conheça o novo Portal Inovação e Criatividade na Educação Básica do MEC: http://criatividade.mec.gov.br/
Imprensa Contee
Com informações de agências
Foto da capa: Projeto Âncora/divulgação