Ministério da Educação abre edital para mais de 1,5 mil bolsas de doutorado-sanduíche no Exterior
Programa permite que alunos matriculados em cursos no Brasil realizem parte dos estudos em universidades de fora do país
As instituições de ensino brasileiras têm até o dia 6 de dezembro para realizar processos seletivos internos e indicar alunos matriculados em cursos de doutorado para estudar no Exterior. Nesta segunda-feira (6), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu edital com 1.518 bolsas para o Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE).
“O PDSE complementa e aumenta as possibilidades de formação ofertadas no Brasil, expande a colaboração com cientistas do Exterior, aumenta a visibilidade da produção científica do país e fortalece os programas de pós-graduação nacionais”, destacou o Ministério da Educação em nota.
Entre os dias 7 e 18 de dezembro, aprovados nos processos internos de suas instituições devem realizar a candidatura para as vagas através do site. Os candidatos selecionados serão conhecidos no dia 27 de dezembro.
Abaixo, confira os requisitos para participar do processo seletivo:
– Ser brasileiro nato ou estrangeiro com visto de estudante ou autorização de residência no país
– Não possuir título de doutor
– Estar matriculado em curso de doutorado e possuir nota igual ou maior a quatro
– Não estar em situação de inadimplência com órgãos públicos.
De acordo com o MEC, as atividades no Exterior devem ocorrer entre os meses de abril e junho de 2024.