Mobilizações continuam no Mês da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi no último domingo (8), mas as atividades e mobilizações dentro e fora do Congresso Nacional continuam. Ontem (9), foi a cerimônia de sanção da “Lei do Feminicídio” pela presidenta Dilma Rousseff. Hoje (10), às 14h, é a vez de o Senado receber as Bonecas Gigantes de Olinda, que representam as mulheres negras, as gestantes, as vítimas de violência doméstica etc., em referência às lutas feministas e a uma das maiores tradições do carnaval de Pernambuco. Como as figuras são muito grandes, a recepção será no gramado em frente ao Senado. O evento servirá também como abertura simbólica dos trabalhos da Comissão Mista Permanente de Combate à Violência Contra a Mulher, cuja instalação oficial acontece logo em seguida no Salão Nobre do Senado.

Ainda hoje, às 17h, ocorre a abertura da mostra de artistas plásticos com diversas obras relacionadas ao feminismo, no Espaço do Servidor da Câmara. No mesmo horário o programa Pró-Equidade da Câmara também anuncia a apresentação de painéis com resultados de pesquisas relacionadas às lutas das mulheres.

Amanhã (11), a partir de 14h, acontece a Sessão Especial em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”, com a entrega do prêmio Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, no Plenário do Senado. Para o mesmo dia também é previsto o encerramento da coleta de assinaturas de parlamentares para o “Protocolo de Projetos sobre Reforma + Mulheres na Política”.

Já na sexta-feira (13), a partir das 10h, sai a caravana das parlamentares para o ato de encerramento da “Mobilização do Judiciário a favor das Mulheres”. O ato está marcado para o Tribunal de Justiça em Belo Horizonte (MG).

Na próxima semana

No dia 17 ocorre no Salão Nobre do Senado, a partir das 11h, a recepção às embaixadoras em missão diplomática no Brasil. E a partir do meio-dia, em parceria com o Banco Mundial, acontece a abertura da exposição “1 em 3 – Violência/Empoderamento/Saúde”. Uma seleção de pinturas, desenhos, peças de design e fotografias voltadas à luta feminista fica em exposição na chapelaria do Congresso.

Com curadoria da pesquisadora Tania Fontenelle, a exposição “Memórias Femininas na Construção de Brasília” será aberta no dia seguinte, 18, no Salão Negro. Na mesma data a bancada feminina participa da Comissão Geral da Câmara cuja temática será “A Reforma Política sob a ótica de Gênero”.

No dia 24 de março o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) promove, a partir das 10h, a oficina “Conversando sobre a lei Maria da Penha: formas de violência, medidas preventivas e aspectos práticos”. Haverá ainda uma a oficina de grafite com a grafiteira Panmela Castro, do bairro carioca da Penha.

E, para o dia 26, o grande destaque será o lançamento nacional da campanha pela Reforma Política Inclusiva, na sede da Fiesp, em São Paulo, a partir das 15h.

Com informações da Agência Senado

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo