Moção de repúdio ao Unar

Brasília, 14 de março de 2014.

À Direção do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – Unar

A Contee – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino repudia, com veemência, o desrespeito do Unar para com as instâncias democráticas, para com o Sindicato dos Professores de Campinas e Região e a perseguição política ao companheiro Fábio Patelli, professor dessa instituição e dirigente sindical.

Há muito tempo o Unar negligencia a legislação trabalhista, e o Sinpro Campinas e Região sempre está vigilante, apontando os problemas e exigindo a solução. Recentemente, o Unar recusou-se a participar de qualquer reunião e/ou foro conciliatório com o Sinpro, numa demonstração clara de desprezo às relações democráticas, aos professores e ao sindicato.

Patelli, dirigente e militante atuante no movimento sindical, por conta de sua permanente defesa dos colegas contra os mais diversos desmandos e irregularidades praticados pela direção do Unar, vem sofrendo várias retaliações, entre as quais a redução unilateral de sua carga horária e a não oferta de aulas para ministrar em outros cursos, num ato premeditado e permeado pelo mais abjeto autoritarismo.

Para além do impacto econômico imediato na vida do colega, tal ato reflete o desrespeito ao movimento sindical organizado, bem como a busca por amedrontar os professores e professoras que se recusam a aceitar o papel de vítimas passivas da violência organizacional nesse Centro Universitário.

Repudiamos a retaliação ao professor Fábio Patelli, bem como a qualquer dirigente, delegado ou militante sindical, e nos comprometemos, em conjunto com o Sinpro Campinas e Região, a Fepesp e as centrais sindicais, a lutar pelo justo retorno da sua carga horária e salários, à época do início da diminuição não justificada.

Em tempos nos quais o povo volta a se manifestar nas ruas, não podemos permitir que quem faz a boa luta pelo interesse coletivo sofra qualquer tipo de punição.

Atenciosamente,

Contee – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo