Na Conae 2024, Lula exalta democracia
Presidente compareceu ao último dia da Conferência e se emocionou: “Sei o que passei e sei que só estou aqui porque vocês acreditaram que era possível a gente voltar”
Às milhares de pessoas participantes da Conferência Nacional Extraordinária de Educação (Conae 2024), o presidente Luiz Inácio Lula fez, nesta terça-feira (30), no Auditório Athos Bulcão, na Universidade de Brasília (UnB), um discurso exaltando a democracia e a retomada da educação brasileira. A Contee transmitiu a cerimônia ao vivo no Instagram da entidade.
“Não sou nenhum maluco de querer falar de educação para vocês. Seria o mesmo que querer ensinar um padre a rezar o Pai Nosso. Vocês estão discutindo e fazendo educação a vida inteira. Vocês fizeram as conferências municipais, as conferências estaduais, e nós estamos fazendo nossa Conferência Nacional”, declarou.
“Então eu quero falar com vocês outros assuntos. Queria falar com vocês um pouco sobre o que está acontecendo aqui. Quando a gente participa de um ato em que o ar exala democracia, a gente tem liberdade para falar o que a gente quer”, continuou Lula.
“Queria falar um pouco de democracia, porque nem sempre a gente consegue valorizar nossas conquistas democráticas. Muitas vezes a gente só se dá conta da importância da democracia quando a gente a perde. E isso aconteceu com um impeachment da Dilma. Foi a primeira experiência que a maioria de vocês, jovens, tiveram neste país sobre o significado da derrota da democracia. Mas só fomos descobrir de verdade quando vieram as eleições de 2018 e foi eleita uma pessoa pouco desejável neste país, que mal e porcamente sabia soletrar a palavra democracia, porque não está no vocabulário dele.”
O presidente Lula criticou a visão deturpada de educação do governo anterior e a disseminação de mentiras e ataques contra professores e instituições de ensino. “Tínhamos um cidadão [na Presidência] que não gostava de escola pública, que queria que as pessoas pudessem ter aula em casa. Só uma pequena parte poderia contratar professor para dar aula em casa. Depois ele queria transformar o Brasil num país de escola cívico-militar”, citou, lembrando que muitas foram “as mentiras que se contavam sobre a educação neste país, e muita gente foi acreditando”.
“Agora que estamos há um ano no governo, que conseguimos repor mais de 82 políticas públicas que tinham sido desativadas, que já voltamos a consertar a educação neste país, que já voltamos a fazer nossa Conae depois de seis anos sem fazer uma reunião, sem aumentar o preço da merenda escolar, sem repassar dinheiro para o fundo de ciência e tecnologia, depois de seis anos de negacionismo, cá estamos nós exalando democracia”, comemorou.
“Particularmente, estou muito feliz. Vocês têm um presidente da República que vive um momento excepcional na vida. Não só do ponto de vista pessoal, porque casei com a Janja, mas do ponto de vista da realização política. Sei o que passei e sei que só estou aqui porque vocês acreditaram que era possível a gente voltar.”
Lula listou as ações na área de educação e, ao fim, fez questão de passar pelo meio da plenária para tirar foto com os membros do Fórum Nacional de Educação (FNE), recomposto por seu governo, e a comissão organizadora da Conae.
Assista à cerimônia completa:
Imagens: Marcos Costa — Sinpro-Rio
Táscia Souza