Na X Conferência Regional da Ieal, Bachelet ressalta papel dos educadores na transformação social
A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, visitou ontem (7) a X Conferência Regional da Internacional da Educação para a América Latina (Ieal), na qual a Contee está sendo representada pelas diretoras Maria Clotilde Lemos Petta (Secretaria de Políticas Internacionais) e Adércia Bezerra Hostin dos Santos (Secretaria de Assuntos Educacionais) e pelo diretor Cássio Filipe Galvão Bessa (Secretaria-Geral).
Ao lado de Fred van Leeuwen, secretário-geral da Interacional da Educação (IE), Hugo Yasky, presidente do Comitê Regional, Fátima Silva, vice-presidenta do Comitê Regional, e Jaime Gajardo, presidente do Colégio de Professores do Chile, Bachelet fez um discurso de meia hora e se mostrou confiança de que o espaço de discussão e coordenação promovido pela Ieal, será frutífero e contribuirá para que a região tenha melhores propostas de ação, a fim de alcançar uma sociedade latino-americana mais justa, igualitária e fraterna.
Ela também destacou que, embora nas últimas décadas a América Latina tenha mostrado significativos avanços na cobertura e no acesso à educação, ainda persistem grandes diferenças no interior da região e desigualdades internas em praticamente todos os países, injustiças que se explicam, em grande medida, pela classe social, etnia e zona de residência das crianças e jovens. Frente a esse cenário, a presidenta chilena enfatizou que a desigualdade e a baixa qualidade da educação na região é intolerável e que não cabem nem imobilismo nem meros diagnósticos. “Devemos passar à ação. E é uma ótima notícia que tanto no Chile quanto em muitos países da região estamos atuando e já se começam a ver os resultados.”
Ao fim do discurso, Bachelet ressaltou que os educadores cumprem um papel fundamental na tarefa de equidade educacional.