Neste 26 de outubro, é hora de dizer SIM ao Brasil que queremos
Quando a Contee participou da elaboração do manifesto “A educação tem que ser compromisso prioritário” e lançou, no fim de agosto, a campanha “Voto, voz e ver para a educação” estava em jogo, no primeiro turno das eleições, a necessidade de garantir que as bandeiras educacionais fossem, de fato, priorizadas e encampadas tanto pelos candidatos e candidatas ao Executivo quanto ao Legislativo. Essa prioridade continua viva neste segundo turno, que acontece no próximo domingo (26).
Mas a questão, agora, é muito mais ampla e envolve não apenas a garantia de fortalecimento da educação pública, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada, bem como a regulamentação do setor privado. Não é somente o projeto educacional que está em pauta, mas o projeto de país, a nação que queremos continuar construindo.
De um lado está o retrocesso conservador e a volta da política neoliberal, representando a retomada de pautas de precarização dos direitos trabalhistas, ataques à previdência pública, privatização de setores estratégicos e criminalização dos movimentos sociais. De outro, a necessidade de dar prosseguimento à agenda democrática e popular, com superação das desigualdades sociais históricas, inclusão, valorização dos trabalhadores e trabalhadoras, acesso à saúde e à educação.
Neste domingo, dia 26, é hora de defender, nas urnas, o Brasil que queremos: com desenvolvimento, soberania, igualdade, justiça social.
Da redação