Neste momento histórico para o Brasil, a democratização da mídia deve ser uma das principais reivindicações
Ao longo dos últimos dias, a tomada das ruas por manifestações de milhares de cidadãos tem sido acompanhada também por uma manipulação dos fatos feita pela grande imprensa, na tentativa deliberada de usurpar protestos e reivindicações justas da sociedade e destorcê-los em prol dos interesses do capital, e não do povo.
Por isso, mais do que nunca, a democratização da comunicação se torna uma das principais pautas que precisam ser discutidas e encampadas pelos movimentos sociais e progressistas neste momento histórico para o Brasil. O povo precisa se mobilizar, sim: pela reforma política, pela reforma tributária, por mais investimentos em saúde e em educação e, entre tantos outros pontos, pela democratização dos meios de comunicação e pelo direito à informação, a fim de impedir que a voz das ruas seja manipulada pelo discurso de uma minoria que detém o dinheiro e os canais de comunicação e que não age em defesa do povo.
Nós, enquanto entidades representativas dos trabalhadores em educação, precisamos disputar esse espaço. Nesse sentido, a Contee vem mais uma vez conclamar as entidades filiadas a, aproveitando as mobilizações, manifestar seu apoio ao Projeto de Lei de Inciativa Popular para uma mídia democrática, tornando clara esta bandeira para a população e angariando assinaturas do maior número possível de manifestantes.
Neste link estão disponíveis todos os materiais de divulgação do projeto de lei, assim como o formulário para a coleta de assinaturas. Como o Congresso Nacional exige o número do título de eleitor para validar cada assinatura e a maioria das pessoas não anda com esse documento, o formulário apresenta um campo que pode ser preenchido com o nome completo da mãe do eleitor. Dessa forma, é possível cruzar os dados e obter o número do título no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Baixe aqui o formulário e todo o material de divulgação
Vamos levar às ruas esta bandeira.
Da redação