#NiUnaMenos: A vitória feminista na Argentina
Verde, a cor da esperança de #NiUnaMenos — e também aquela escolhida para representar o direito das mulheres de decidirem sobre o próprio corpo —, tingiu os pañuelos do mais de um milhão de argentinas que tomaram as ruas do país hoje (14) para celebrar a vitória feminista que, depois de uma sessão parlamentar que durou quase 23 horas, conseguiu a aprovação legalização do aborto seguro e gratuito. O projeto foi aprovado na madrugada desta quinta-feira Câmara Baixa com 129 votos a favor e 125 contra e agora segue para a votação no Senado. “Educação sexual para prevenir, contraceptivo para não engravidar e aborto legal e seguro para não morrer”, bradou a voz das ruas.
Dirigentes da Contee que estão em Córdoba participando da III Conferência Regional de Educação Superior (Cres), no marco do centenário da Reforma Universitária, participaram da mobilização, mesmo no fio intenso. “Momento histórico da Argentina. No dia do aniversário de Che Guevara. Grande vitória”, descreveu o coordenador da Secretaria de Organização Sindical, Oswaldo Luís Cordeiro Teles.
“Dia histórico! O parlamento argentino aprovou a lei que legaliza o aborto na Argentina, muitas manifestações e passeatas. A noite toda de debates com as ruas lotadas de mulheres e de jovens!”, comentou a coordenadora da Secretaria-Geral e coordenadora-geral em exercício, Madalena Guasco Peixoto
A III Cres segue até amanhã (15). Da delegação da Contee também fazem parte a coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais, Adércia Bezerra Hostin dos Santos, o coordenador da Secretaria de Finanças, José de Ribamar Virgolino Barroso, e o diretor da Plena Allysson Queiroz Mustafa.
Por Táscia Souza