Nota do Sinpro-Sorocaba em apoio aos/às estudantes suspensos pela Uniso e ao cumprimento das reais atribuições docentes na universidade
Leia abaixo a nota do Sinpro-Sorocaba, subscrita e apoiada pela Contee, em aos/às estudantes suspensos pela Uniso e ao cumprimento das reais atribuições docentes na universidade:
O Sindicato dos Professores de Sorocaba e Região (Sinpro-Sorocaba) manifesta publicamente o seu apoio aos/às nove estudantes que tiveram suspensão de 45 dias por participarem de protesto e ocupação da reitoria da Universidade de Sorocaba (Uniso), em março deste ano. O grupo reivindicava a revisão do valor das mensalidades, reajustadas em 2,5% a mais que a inflação medida pelo IPCA em 2014.
Caso não seja revogada, a suspensão pode acarretar em perda do semestre letivo, já que as alunas e alunos estão impedidos de frequentar as aulas, apresentar trabalhos e realizar provas no período. A medida também prejudica quem é bolsista do ProUni ou outro programa, com o risco de perda do benefício.
O Sinpro-Sorocaba considera legítima a ação dos/as estudantes, que mobilizarem-se contra os ajustes abusivos de forma pacífica e desocuparam a reitoria assim que houve o mandato de reintegração de posse. Ao longo da história, a atuação dos movimentos estudantis no Brasil é de extrema importância para os avanços sociais.
O Sindicato também manifesta apoio às professoras e professores da Universidade, que estão sendo orientados a impedir que as alunas e alunos suspensos frequentem as aulas. A Convenção Coletiva do ensino superior considera como atividade docente a função de ministrar aula e não controlar o acesso de estudantes nas dependências da instituição de ensino. O Sindicato está acompanhando a situação e, se for o caso, tomará as medidas necessárias para garantir as reais atribuições do corpo docente da Uniso.
Sorocaba, 20 de maio de 2015
Diretoria do Sinpro-Sorocaba