Nova portaria do MEC regulamenta a aplicação da Prova Nacional Docente (PND)

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira (11), a Portaria de nº 96, que regulamenta a aplicação da Prova Nacional Docente (PND) no âmbito do Programa Mais Professores para o Brasil, conforme disposto no Decreto nº 12.358, de 14 de janeiro de 2025.

A PND tem como objetivo auxiliar no processo de seleção e ingresso de docentes na educação básica pública, além de oferecer uma importante ferramenta para a avaliação da formação inicial e continuada dos professores em todo o território nacional.

O que é a Prova Nacional Docente (PND)?

A PND será uma avaliação anual aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir de 2025. A prova utilizará as matrizes de referência e instrumentos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade) e será descentralizada, com aplicação em diversos locais do Brasil.

A participação na PND tem como objetivos principais:

  1. Subsidiar os processos de seleção e ingresso no magistério da educação básica pública, tanto para a União quanto para estados, municípios e o Distrito Federal.
  2. Oferecer parâmetros para a autoavaliação dos participantes, a fim de ajudá-los a refletir sobre sua formação contínua e inserção no mercado de trabalho docente.
  3. Fornecer dados para políticas públicas relacionadas à formação de professores, tanto para o ingresso no magistério quanto para a capacitação continuada.

Como Funciona a aAplicação da PND?

A PND será aplicada de acordo com o calendário do Enade das Licenciaturas, com a possibilidade de ser uma etapa única ou complementar nos processos seletivos de docentes, conforme o interesse dos entes federativos (Estados, Municípios e Distrito Federal). Para utilizar os resultados da prova, os entes federativos deverão formalizar sua adesão junto ao Ministério da Educação.

Além disso, a prova será aberta a todos os interessados em se tornar docentes da educação básica, e os estudantes concluintes dos cursos de licenciaturas que participarem do Enade também terão a PND como a avaliação teórica do exame.

Resultados e acompanhamento

Após a realização da PND, os participantes receberão um boletim com os resultados. O Inep, resguardando o sigilo individual dos dados, também estruturará um banco de dados e emitirá relatórios que possibilitem uma análise aprofundada dos resultados, contribuindo para a formulação de políticas públicas de educação.

Os participantes poderão solicitar confirmação dos dados presentes no boletim de resultados sempre que necessário, utilizando o código de verificação fornecido pelo Inep.

Veja a íntegra da portaria

Da redação Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo