Contee apoia Outubro Rosa

A campanha de conscientização contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, é realizada por diversas entidades, no mês de outubro, e dirigida à sociedade, em especial às mulheres. Entre os temas do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A Contee abraça essa causa e estimula todos os sindicatos e federações filiadas a apoiarem e desenvolverem ações nesse sentido.

A campanha ganhou esse nome por conta da cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa. Durante o período, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor.

O movimento nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle da doença e promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Na quarta-feira (30/9), parlamentares da bancada feminina do Congresso Nacional lançaram a campanha em cerimônia, no Salão Negro da Câmara dos Deputados. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou a redução das mortes pela doença na última década. De 2005 a 2009, o índice de tratamento bem sucedido contra o câncer de mama subiu de 78% para 87%.

As parlamentares lembraram que em2014 foram registradas 14 mil mortes de mulheres, e em torno de 180 mortes de homens, pela doença. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo.

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas.

Saiba mais informações na página especial do Inca

0f07e3b6640a1af2b62fdb5b5abfe0a5

Imprensa Contee
Com informações da Agência Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo