Para aproveitar as férias: Dicas culturais III

As férias escolares estão chegando ao fim, mas ainda dá tempo de ler um bom livro ou assistir a um bom filme, como os listados na Revista Conteúdo de dezembro! Todos estes trazem críticas sociais contundentes aos problemas provocados pelo sistema capitalista.

Livros:

A produtividade da escola improdutiva
Autor: Gaudêncio Frigotto
Editora: Cortez

A obra se estrutura dentro de uma postura metodológica que busca entender a educação no interior da totalidade social envolvendo assim uma análise que articula com dimensões econômicas, políticas, filosóficas e socioculturais. Nesse sentido, o livro se constitui numa fonte obrigatória para pesquisadores e professores da educação (economia, filosofia, política, sociologia), na área de planejamento, administração, orientação e supervisão da educação, como também para profissionais que atuam nas ciências sociais.

Educação e a crise do capitalismo real
Autor: Gaudêncio Frigotto
Editora: Cortez

O autor demarca a concepção de educação como prática social que se define na articulação com os interesses econômicos, políticos e culturais dos grupos ou classes sociais e que acontece não somente na escola, mas em múltiplos espaços da sociedade. O livro, de alguma forma, é a continuação do anterior e ajuda a pensar que é possível renascer das cinzas, que é possível e necessário lutar por um mundo mais justo e igualitário. Simplesmente porque a história ainda não terminou.

Carlos Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo
Autor: Mário Magalhães
Editora: Companhia das Letras

Proclamado pela ditadura militar como seu inimigo número um, o guerrilheiro Carlos Mariguella foi morto em uma emboscada policial em São Paulo, na noite de 4 de novembro de 1969. Do início ao fim, esta biografia de tirar o fôlego apresenta informações inéditas sobre a trajetória de Marighella e o atribulado e apaixonante tempo em que ele viveu.

Filmes:

O Capital
Dirigido por Costa-Gavras
Com Gad Elmaleh, Gabriel Byrne e Natacha Régnier
Gênero: Drama, suspense
Nacionalidade: França

Os cidadãos do século XXI são escravos do Capital: sofrem com os problemas e celebram os triunfos. Esta é a história da ascensão de um escravo do sistema que transforma-se em seu mestre. O trabalhador Marc Tourneuil (Gad Elmaleh) se aventura no mundo feroz do Capital. Ao mesmo tempo, o chefe de um importante banco de investimentos europeu se apega ao poder, quando uma empresa americana tenta comprá-los.

Além da sala de aula
Dirigido por Jeff Bleckner
Com Emily VanCamp e Steve Talley
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA

Baseado em fatos, o filme conta a história do primeiro emprego da jovem professora Stacey Bess (a atriz canadense Emily VanCamp) que aceita a vaga de professora temporária de uma escola de abrigo, uma sala de aula improvisada para crianças de famílias sem teto nos Estados Unidos, impedidas de se matricularem na escola regular.

Capitalismo, uma história de amor
Dirigido por Michael Moore
Gênero: Documentário
Nacionalidade: EUA

Esta “história de amor” é o retrato da crise do capitalismo a partir do seu próprio berço. Michael Moore apresenta uma análise de como o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição dos Estados Unidos, visando gerar lucros cada vez maiores para um grupo seleto da sociedade, enquanto a maioria perde cada vez mais direitos.

Machuca
Dirigido por Andrés Wood
Com Manuela Martelli, Aline Küppenheim e Francisco Reyes
Gênero: Drama
Nacionalidade: França , Reino Unido , Espanha e Chile

Chile, 1973. Dois rapazes são unidos pela amizade e separados pelas classes sociais. É um filme sobre a adolescência, com toda a esperança e violência que ela comporta e, por isso mesmo, a melhor lente sobre a história recente do Chile. Mas “Machuca” é muito mais do que uma rara janela para a experiência socialista de Salvador Allende e uma crítica à podridão da burguesia que engendrou Pinochet. É também um dos melhores filmes chilenos produzidos.

Edukators
Dirigido por Hans Weingartner
Com Daniel Brühl, Julia Jentsch e Stipe Erceg
Gênero: Drama, ação, crime
Nacionalidade: Alemanha

Uma estudante universitária tem um pequeno acidente de carro. Até aqui tudo bem. Acontece que não tinha seguro e a isto soma-se o fato de que o carro da frente pertence a um dos maiores bilionários do país e que os danos provocados valem dezenas de milhares de euros. Condenada em tribunal a pagá-los por inteiro, a jovem é forçada a deixar os estudos e a aceitar empregos precários por salários de miséria. Mas quando não se tem nada, também não se tem nada a perder. “Os educadores” correspondem o terror dos capitalistas na mesma medida. Como? Entrando furtivamente nas mansões dos ricos; criando pirâmides com toda a mobília e alterar toda a configuração da casa; deixando uma nota: “Os vossos dias de abastança acabaram”.

O Ódio
Dirigido por Mathieu Kassovitz
Com Vincent Cassel e Hubert Koundé
Gênero: Drama
Nacionalidade: França

Filmado no estilo cinema-verdade, “O Ódio” acompanha um dia na vida de três jovens discriminados, propensos a violência, que moram no mesmo conjunto habitacional de Paris. Os três passaram a noite toda em conflito com a polícia, depois que Abdel Ichah, um árabe de 16 anos e amigo deles, fica em coma após ser espancado durante um interrogatório. Mais um caso de abuso de poder, mais um motivo. Embora os três tenham sido tomado pela ira, um cuida do outro para manter o controle. Mas tudo muda quando Vinz encontra um revolver carregado. Nesta Paris já não mora Amélie Poulain. Nesta França não há gente bonita a sonhar acordada entre os cafés dos anos sessenta, os jardins renascentistas e os apartamentos Haussmann. “O Ódio” é uma viagem com os excluídos da sociedade francesa.

1964: um golpe contra o Brasil
Dirigido por Alípio Freire
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Brasil

O filme foi feito para ser exibido em escolas e diversas outras entidades no próximo ano, quando se completam 50 anos do golpe que instalou uma terrível ditadura no país. A ideia do documentário é mostrar aos jovens o que aconteceu, para que essa história não se repita e para entender as barbaridades que continuam.
Link do filme: http://www.youtube.com/watch?v=GhoI8FdFF6w

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo